5. CIASC realiza evento sobre...

CIASC realiza evento sobre Inteligência de Dados

O público interno do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) participou do evento presencial “Inteligência de Dados: Presente e Futuro”, nesta quinta-feira, dia 9 de março, no Auditório da empresa. Também estiveram presentes três profissionais da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), o superintendente de Sistemas de Defesa, André Alves Ferreira, e dois integrantes da equipe responsável pela infraestrutura de Big Data da instituição.

O gerente de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos do CIASC, Raphael Tucunduva, fez a abertura das atividades e apresentou o painel “BoaVista: Do DataWarehouse ao Ecossistema de Inteligência”. Tucunduva trouxe um panorama da Plataforma BoaVista e abordou previsões e desafios para o futuro da Ciência de Dados, como o desenvolvimento cada vez mais significativo dos processos de automação.

“Stacks modernas de dados: experiências do setor privado Europeu” foi o tema da palestra do principal AI & data engineer na Xebia, Cristiano Cortez da Rocha, que atuou no CIASC durante mais de oito anos e integrou o time responsável pela construção da Plataforma BoaVista. Cristiano trouxe relatos de suas experiências profissionais, comentou sobre a realidade do contexto europeu, a atuação com infraestrutura de Big Data Hadoop, entre outras abordagens.

O convidado também apresentou o painel “Agregando valor aos dados a partir da criação de Inteligência”. Entre as abordagens, mencionou exemplos concretos de ações, como a implementação do uso de dados no Aeroporto de Amsterdã para reduzir atrasos nos voos e os impactos que causavam na economia.

O coordenador de Dados no ASAAS, Fábio Eduardo Thomaz, trouxe a palestra “Orquestração de Dados: Movimentação e Gestão Caminham Juntas”. O profissional, que trabalhou no CIASC por quase dez anos e também fez parte do time responsável pela construção da Plataforma BoaVista, apresentou vários insights e reflexões, a partir de assuntos como Data Lineage e Design do dbt.

O analista de Dados do CIASC, James Rosa, fez uma homenagem aos profissionais da empresa que atuaram nas ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, com a integração e disponibilização de dados e painéis analíticos por mais de três anos. James agradeceu e comentou sobre a importância que esse trabalho teve e o reconhecimento dos governos estadual e federal pelos impactos positivos que a força-tarefa gerou com a entrega de dados, inclusive, no âmbito internacional.

Para encerrar o evento, aconteceu uma mesa redonda com a participação dos três painelistas anteriores e do superintendente de Sistemas de Defesa da Prodemge, André Alves Ferreira.

CIASC realiza evento sobre Inteligência de DadosMais de 60 pessoas participaram do evento no Auditório do CIASC.