5. Seminário Internacional discute inovação...

Seminário Internacional discute inovação e cooperação na segurança pública

Começou nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, o VI Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI). Até a quarta-feira, dia 22, representantes da academia e de órgãos de segurança pública de todo o país estarão reunidos no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, para debater a integração entre as descobertas científicas e as aplicações práticas nas estratégias de segurança nacionais e internacionais.

O evento é realizado pelo Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com diversos órgãos da Segurança Pública. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) é parceiro institucional no evento, e apresentará soluções catarinenses de tecnologia voltadas para a gestão e segurança públicas.

A cerimônia de abertura do evento contou com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, do secretário de Segurança Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, Leandro Luiz de Oliveira, do Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, delegado Romano José Carneiro da Cunha Costa, da diretora de ensino da Academia Nacional de Polícia, Luciana do Amaral Alonso Martins, do Diretor da Universidade da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Colombo, do comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Aurélio Pelozato, do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, da perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, do comandante da 1º Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Cameu, além do coordenador geral do evento, professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC, João Artur de Souza.

Seminário Internacional discute inovação e cooperação na segurança pública
Abertura do SICTI 2023 aconteceu na manhã dessa segunda, dia 20, com a presença de diversas autoridades.

Na palestra magna que abriu o evento, o delegado Romano José Carneiro da Cunha Costa abordou o tema “Inteligência de Segurança Pública: desafios da gestão do conhecimento”. O diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública falou sobre a importância da cooperação entre os diferentes órgãos da segurança pública no combate ao crime organizado.

“Todos os dias são criadas novas tecnologias para burlar as nossas leis, e somente com ações especializadas, integradas e organizadas conseguiremos construir estratégias para combater de forma efetiva esses crimes”, enfatizou Romano. O delegado apresentou a metodologia de gestão do conhecimento que tem sido empregada nos órgãos de inteligência nacionais, que passam por quatro fases: planejamento, reunião de dados, processamento e difusão. Segundo ele, é necessária a criação de protocolos institucionais de compartilhamento da informação de forma segura, de modo a romper com as “ilhas informacionais” e gerar mais poder decisório às forças de segurança pública.

Na sequência, o comissário Charles Bolf, adido da Polícia Nacional da França no Brasil, conduziu a palestra ”Estratégia francesa na luta contra o tráfico internacional de cocaína”, em que apresentou as diferentes estratégias adotadas por seu país no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas. “O tráfico internacional de drogas é um problema de segurança pública na França e na Europa como um todo, e para enfrentá-lo temos adidos em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Essa parceria internacional é fundamental”, ele explicou. Bolf apresentou estatísticas do tráfico e consumo de drogas na França nos últimos anos e mostrou as diferentes estratégias que o país adotou para combater esse tipo de crime. “As tecnologias são importantes, mas a experiência humana deve ser o coração do trabalho em segurança pública”, ressaltou o comissário.

Durante a tarde, aconteceram dois painéis. O primeiro, “Pesquisa e Inovação corporativa em Segurança Pública”, trouxe uma abordagem geral sobre a realidade das instituições e como estão se organizando para a geração de conhecimento e a formação continuada dos profissionais de segurança. E o segundo painel intitulado “Tecnologias e Inteligência Artificial na Segurança Pública” que tratou de iniciativas e cases com o uso de IA por instituições de segurança pública, tanto em Santa Catarina quanto de outros estados, como São Paulo.

Participação do CIASC na programação

Nesta terça-feira, dia 21, às 14h, acontece o painel “Cibersegurança aplicada à Segurança Pública”, com a participação do presidente do CIASC, Leandro Berti, do vice-presidente de Tecnologia, Vanio Rodrigues, do engenheiro de soluções da Approach Tech, Dieter Erwin Christan, e a mediação professor Alexandre Augusto Biz, do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). A atividade vai ser realizada no palco principal do evento, no Teatro Governador Pedro Ivo.