Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Semana tem menor número...

Semana tem menor número de profissionais de saúde afastados durante a pandemia

Os Serviços de Saúde no Estado de Santa Catarina registraram, nesta semana, o menor número de profissionais afastados devido à pandemia de coronavírus. Na primeira semana de agosto, foram registrados apenas três casos por infecção pela Covid-19 e outros 31 casos suspeitos. O sistema de notificação usado para esse controle é resultado da parceria entre a Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP/SUV/SES SC), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado da Administração (SEA/SC).

Desde a publicação da Portaria GAB SES nº 253, de 20 de abril de 2020, foram 37.353 notificações emitidas pelos serviços de saúde no Estado de Santa Catarina (hospitais próprios, hospitais particulares, unidades básicas de saúde, centros de triagem e outros), em 173 municípios catarinenses, sobre o afastamento do trabalho de profissionais de saúde, tanto por suspeita quanto por confirmação da Covid-19. 

O número registrado nesta quinta-feira, 12, é menor inclusive do que o registrado na semana de 14 de março de 2020, quando as primeiras notificações começaram a ser inseridas no sistema. Na ocasião, foram 14 afastamentos por casos confirmados e 322 por suspeitos.

A semana em que houve o pico de afastamentos ocorreu justamente há um ano, entre 11 e 18 de julho do ano passado, com 756 afastamentos de profissionais de saúde por confirmação da Covid-19 e outros 938 por suspeita da infecção, totalizando 1.694 notificações.

Em 2021, o maior número de afastamentos ocorreu entre 27 de fevereiro e 6 de março, com 656 notificações, sendo 207 por confirmação e 449 por suspeita da Covid-19. Esse sistema utilizado pela administração pública para acompanhar o impacto da pandemia na força de trabalho de profissionais da saúde utiliza a plataforma BoaVista, ferramenta de Big Data do CIASC que também é usada no Covidômetro do estado catarinense. 

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo