O Governo de Santa Catarina lançou, na última segunda-feira (21), o novo ciclo do programa SC Mais Inovação, com o objetivo de fortalecer o ecossistema tecnológico em todas as regiões do estado. Com um investimento de R$ 24 milhões previsto para 2025, o programa busca ampliar a Rede de Centros de Inovação, adicionando mais nove unidades aos 15 já existentes. A iniciativa também pretende gerar 30 mil novas vagas no setor de tecnologia até 2026.
O evento, realizado em Florianópolis, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, incluindo o vice-presidente Institucional do CIASC, Nilson da Rosa. A Empresa, que tem como missão promover a transformação digital no estado, apoia iniciativas que fomentem a inovação e a tecnologia em serviços públicos e no desenvolvimento de soluções voltadas para os cidadãos.
“O SC Mais Inovação reforça o papel da tecnologia como mola propulsora da transformação para Santa Catarina, promovendo mais eficiência e menos burocracia nos serviços públicos, algo que o CIASC defende e prioriza em suas ações”, destacou Nilson da Rosa.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello ressaltou a importância do programa: “A tecnologia traz soluções importantes para o serviço público e para a vida do cidadão. Mais tecnologia significa menos burocracia e mais facilidade para a nossa gente.”
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, enfatizou a conexão entre os diferentes atores do ecossistema de inovação: “O SC Mais Inovação promove a atração de investimentos e fortalece as conexões entre governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil.”
Já o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Diego Ramos, reforçou o papel do programa no fortalecimento do setor: “O setor de TI está presente em todas as regiões de Santa Catarina e a inovação que nasce aqui já desperta o interesse do exterior.”
O programa também vai alocar 21 agentes de inovação em microrregiões do estado, fortalecer a conexão entre governo, academia e setor privado, além de apoiar o desenvolvimento de startups e projetos inovadores.