Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Representante do CIASC participa...

Representante do CIASC participa de visita da ABEP-TIC ao CTIR-GOV

Na tarde do dia 23 de agosto, quarta-feira, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) participou da visita às instalações do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), em Brasília. A atividade foi realizada junto à comitiva do Grupo de Trabalho em Segurança da Informação (GT-SI) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).

O Data Protection Officer (DPO) do CIASC, Marcel Vilmar da Silva, acompanhou as agendas representando a empresa pública catarinense. A atividade teve o objetivo de estreitar os laços de cooperação entre o CTIR Gov e as empresas estaduais de processamento de dados, no tratamento de incidentes de segurança da informação.

O CTIR Gov integra o Departamento de Segurança de Informação e Cibernética (DSIC) da Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética (SSIC) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. De responsabilidade nacional, é o único Computer Security Incident Response Team (CSIRT), ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, com os objetivos de coordenar e integrar as ações destinadas à gestão de incidentes computacionais em órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

Representante do CIASC participa de visita da ABEP-TIC ao CTIR-GOV

O grupo foi recebido pelo assessor Institucional, Ulisses Peixoto, e pelo supervisor de Operações, Tenente Borges, e participou de uma reunião com o coordenador-Geral do CTIR-GOV, Tenente-Coronel Paulo César, na sala de reuniões do anexo do Palácio do Planalto. Também foi realizada uma visita às instalações do Palácio do Planalto, guiada pela assistente do Secretário de Segurança da Informação e Cibernética, Brigadeiro Luiz Fernando, Najara França.

A delegação da ABEP-TIC contou com a presença de representantes de estados como Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Juntos, eles conheceram os requisitos para participar da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC), trocaram experiências sobre as atuais ações no tratamento de incidentes de Segurança da Informação nos domínios estaduais sob o gov.br e estabeleceram as bases para uma colaboração mais assertiva entre a ABEP-TIC e o Governo Federal.

A REGIC foi formalizada pelo Decreto 10.748/21 com os objetivos de: divulgar medidas de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos, compartilhar alertas sobre ameaças e vulnerabilidades cibernéticas, divulgar Informações sobre ataques cibernéticos, promover a cooperação entre os participantes da Rede, e promover a celeridade na resposta a Incidentes cibernéticos.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo