Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Projeto do Governo do...

Projeto do Governo do Estado estimula em crianças e adolescentes conhecimento sobre tecnologia de jogos

Por ASCOM | SCTI

O SC Games, projeto do Governo de Santa Catarina, oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias. O projeto é coordenado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

Ao longo de sua história já foram ofertadas aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, cujo objetivo foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos de escolas públicas que passaram pelo projeto. “As crianças deixam de ser apenas usuários dos jogos para programar e preparar a sua própria arte que também serve para diversos ramos de atuação”, conta Márcia Battistella, coordenadora pedagógica.

Uma das novidades para a edição de 2024 é a volta das aulas presenciais e o oferecimento de cursos em formato híbrido (parte online e parte presencial). O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho por meio do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra para a indústria de games. “Queremos tornar o Estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando o interesse neste mercado em expansão”, destaca Heleno Orlandino Martins Junior, gerente de Rede Catarinense de Centros de Inovação.

O projeto Novos Talentos é uma das ações do Programa SC Games. “Oferecemos cursos gratuitos para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos programação, arte e game design para jogos”, explica Márcia.

A iniciativa tem a parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Uma ampla sala dentro da sede da entidade, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis, já começou a ser reformada para acolher os integrantes do projeto que terão aulas presenciais. “Estamos muito felizes em receber novamente o projeto Novos Talentos no CIASC. O local será criado em sintonia com a necessidade dos alunos, de forma acolhedora e que estimule ainda mais o aprendizado”, destaca Nilson Rosa, vice-presidente Institucional do CIASC.

O programa SC Games também foi desenvolvido com foco em despertar o acesso a tecnologia com foco em futuras oportunidades de trabalho. Santa Catarina é um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Queremos estimular este crescimento, como uma aposta nas competências da população e nas empresas do estado”, conclui Heleno.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: scgames.adm@gmail.com

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo