Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Palestra no CIASC vai...

Palestra no CIASC vai abordar Repositórios Digitais Confiáveis

Na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) realiza a palestra “Repositórios Digitais Confiáveis”, ministrada pelo doutor David Giaretta, pesquisador renomado com anos de experiência na área e em temas afins. O convidado tem importante formação em pesquisa científica, trabalhou em muitos projetos de satélites astronômicos, incluindo o desenvolvimento do Telescópio Espacial Hubble da NASA.

A palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea, e irá abordar a importância da informação codificada digitalmente para as nossas vidas ao longo de muitas décadas. Também, as ameaças a essa informação ao longo do tempo, como essas ameaças podem ser superadas e como podemos ser tranquilizados de que os desafios estão realmente sendo superados de forma eficaz.

O evento acontece às 15h, de maneira presencial no Auditório da empresa, na Rua Murilo Andriani, 327, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por formulário, disponível aqui.

Para contemplar as pessoas que não puderem estar presentes, também haverá transmissão ao vivo pelo canal do CIASC no YouTube.

Saiba mais sobre o palestrante!

O doutor David Giaretta publicou vários artigos científicos que podem ser acessados no link: http://giaretta.org/publications/. Trabalhar com dados científicos valiosos despertou seu interesse pela preservação digital.

Através do seu extenso trabalho, experiência e conhecimento, liderou o desenvolvimento de normas em preservação digital (ISO 14721), em particular auditoria e certificação de repositórios (ISO 16363 e 16919). A partir deles, David Giaretta desenvolveu soluções e serviços práticos e coerentes que ajudarão os repositórios que buscam a certificação ISO, agregando valor aos seus acervos. A sua organização, PTAB, fornece certificação ISO 16363 em um processo de melhoria contínua, para garantir que as informações valiosas dos repositórios permanecem seguras e utilizáveis.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo