Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Novidade no SC GAMES:...

Novidade no SC GAMES: Projeto InovaBus leva tecnologia e inovação às comunidades de Florianópolis

O SC GAMES ganhou um reforço importante com o Projeto InovaBus, que vai oferecer capacitação e acesso às áreas de tecnologia e inovação para jovens, adultos e profissionais da capital catarinense. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), o Instituto Caridade Fraterna e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Na tarde desta sexta-feira, dia 5 de janeiro, o presidente em exercício do CIASC, Nilson da Rosa, participou de uma reunião para tratar do assunto e de como a empresa pública vai contribuir com as ações. Também estiveram presentes a presidente do Instituto Caridade Fraterna, Karolyny Soares de Souza, o chefe de Gabinete da SCTI, Murilo Mafra Filho, e o gerente da Rede Catarinense dos Centros de Inovação, Heleno Orlandino Martins Junior.

O InovaBus foi criado a partir da adaptação de um ônibus transformado em sala de aula e laboratório de informática itinerante. O objetivo é que o veículo leve conhecimentos de tecnologia e inovação a diversas localidades, proporcionando acesso a cursos de qualidade e atendendo à população do município de Florianópolis.

“A proposta do InovaBus é levar o Projeto para os bairros, oferecer cursos, dar aulas, garantir a participação e o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade a esse Programa tão importante que é o SC GAMES”, explicou Nilson da Rosa. A previsão é que, até maio, o InovaBus esteja rodando.

Informações da SCTI destacam o crescimento exponencial do setor de games e entretenimento digital, representando uma fonte importante de receita e um polo de inovação e geração de empregos qualificados. Nesse sentido, a proposta é que o Programa SC GAMES capacite as pessoas para atuarem no setor, tendo em vista a necessidade de preparar recursos humanos qualificados para essas áreas e a importância de alavancar o desenvolvimento econômico por meio da inovação e do conhecimento.

Sobre o SC Games

O SC Games, projeto do Governo de Santa Catarina, é coordenado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é oferecer, de forma gratuita, uma nova abordagem para o universo de jogos infanto-juvenil, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias.

O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho através do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra na indústria de games. Ao longo de sua história já foram ofertadas aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, cujo objetivo foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos que passaram pelo projeto.

Para o ano de 2024, o Programa está passando por uma reformulação para trazer mais novidades para os participantes e fomentar ainda mais o ecossistema de games de Santa Catarina através do incentivo de empresas e desenvolvedores.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo