Saiba como fazer seu agendamento no Detran para atendimento presencial durante a pandemia

Ferramenta criada pelo CIASC permite controlar o número de pessoas para evitar aglomeração

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) voltou a atender presencialmente a população, com o auxílio de uma tecnologia desenvolvida durante as semanas em que o atendimento ao público esteve suspenso como medida de controle da pandemia. A ferramenta é um sistema de agendamento online desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que permite que o cidadão marque um horário para ser atendido.

Essa tecnologia foi criada em regime de máxima prioridade para enfrentamento da pandemia da COVID-19. O objetivo é permitir o controle da quantidade de pessoas que vai até o Detran em cada horário, evitando um número que cause aglomeração.Também visando evitar a aglomeração de pessoas, a capacidade de atendimento vai estar reduzida em 50%. Segundo o coordenador de soluções de trânsito do CIASC, Bruno Alves dos Santos, “Estamos trabalhando integrados ao Detran para garantir que eles tenham as soluções digitais necessárias e possam aumentar gradativamente a quantidade de atendimentos de uma forma que siga as diretrizes do governo, garantindo a segurança dos cidadãos”. Apesar da retomada do atendimento, a recomendação do Governo do Estado segue sendo para que a população fique em casa, se possível, e busque o atendimento no Detran apenas em casos que realmente precisem ser resolvidos imediatamente.

O Detran não atenderá pessoas sem agendamento prévio. Por isso, caso necessite de atendimento no órgão agende o seu horário, acessando o Portal do Detran Digital ou o aplicativo Detran SC, disponível para baixar tanto na Google Play Store quanto na App Store. Você precisa se cadastrar no site, caso ainda não tenha feito isso, e depois fazer login com seu CPF (ou e-mail) e senha. 

A opção “agendar atendimento” está em destaque no topo da lista de opções de serviços online. Clicando ali,você deve informar qual a categoria em que necessita de atendimento (habilitação, veículo, multa, identificação – foto e assinatura ou processo) e escolher o serviço desejado. O sistema então trará as opções de postos de atendimento, que podem ser filtradas pelo seu endereço, mostrando os mais próximos a sua residência. Depois disso basta escolher a data e o horário de atendimento.