Nova ferramenta facilita o acompanhamento de pagamentos da administração estadual pelo CPESC

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) acabam de lançar o app-CPESC. O aplicativo foi construído na tecnologia PWA (Progressive Web App), uma solução híbrida entre página web e aplicativo mobile, que dispensa a instalação no celular, permitindo que o usuário consulte a movimentação financeira do cartão CPESC com a mesma simplicidade e funcionalidades de um app, como as notificações, sem ocupar espaço em memória. Emanuella Hunttemann, contadora da Diretoria do Tesouro da SEF, acredita que a iniciativa “vai facilitar a vida do usuário CPESC”. 

Essa ferramenta, desenvolvida pelo CIASC, pode ser acessada pelo link http://www.sc.gov.br/sef/app-cpesc e é administrada pela Diretoria do Tesouro (SEF/DITE). Por se tratar de um aplicativo em PWA, também pode ser usado através de um computador, além do celular. A iniciativa surgiu a partir de estudos de um núcleo de inovação da Coordenadoria de Soluções de Fazenda do CIASC, que pesquisa e implementa novas formas de utilizar tecnologias em prol da melhoria do serviço público. Os núcleos de inovação são uma iniciativa fomentada no CIASC para que sua equipe use parte do tempo para “pensar fora de caixa”. Segundo Fábio Amaral, coordenador da área, “o objetivo é sair da rotina de apenas atender as demandas dos órgãos que são nossos clientes e permitir que nossa equipe explore novas tecnologias, explore os problemas dos órgãos e pense em pontos que podem ser melhorados e que nem o próprio cliente pensou”.

Atualmente a Secretaria da Fazenda administra quase 3,8 mil cartões CPESC, sendo a maioria deles de servidores da Secretaria da Educação (SED). Algumas outras entidades da administração pública estadual em que os cartões também são usados, são o Fundo Penitenciário do Estado de Santa Catarina (FUPESC), o Fundo Estadual de Saúde e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

O que é o cartão CPESC?

O Cartão de Pagamentos do Estado de Santa Catarina (CPESC) é um cartão de crédito emitido em nome de um funcionário público, destinado ao adiantamento de compras urgentes que exigem pagamento imediato.  Os cartões CPESC ajudam a agilizar a resposta do poder público em situações de calamidade. Durante a pandemia, por exemplo, foram usados por diversos órgãos para aquisição de álcool gel, máscaras, contratação de desinfecção de ambientes e outras compras emergenciais do tipo. Já em junho do ano passado os cartões foram utilizados nas instituições atingidas pelo ciclone bomba, que precisaram adquirir lonas para cobrir edifícios destelhados ou tapumes para vedar locais com vidros quebrados até que os reparos permanentes fossem feitos.     

O cartão foi adotado pelo Governo do Estado em 2013, como um instrumento de execução orçamentária mais moderno para substituir, por exemplo, o uso de cheques. O método atende uma série de requisitos importantes para o serviço público, como o limite reduzido para compras que não passam por autorização, a agilidade para atender demandas urgentes e a facilidade de fiscalização posterior, já que todas as compras ficam registradas no sistema do cartão.