Governo de SC lança serviço que permite protocolar documentos sem sair de casa

Desenvolvido pelo CIASC à pedido da SEA, o serviço é mais uma ação do Governo do Estado no combate à pandemia do Coronavírus

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu um novo serviço digital para o Portal de Serviços do Governo do Estado. A nova ferramenta permite que os cidadãos e as empresas catarinenses que precisam protocolar documentos junto à um órgão do governo de Santa Catarina consigam fazer esse procedimento online. Essa funcionalidade está no ar desde a terça-feira, 31/03, e é gerenciada pela Secretaria de Estado da Administração (SEA).

O diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva explicou, em nota divulgada pela SEA, que “Agora sem sair de casa será possível solicitar serviços do Estado e protocolar documentos de forma totalmente online. Todos os requerimentos que eram feitos presencialmente nos órgãos, poderão ser direcionados para este novo canal de atendimento. São exemplos destes serviços, solicitações de defesa de autos de infração, requerimentos de certidão, atestados, dentre outros”.

O foco do CIASC, assim como de todos os órgãos e empresas da administração estadual, está voltado para a pandemia do Coronavírus nessas últimas semanas. Por conta disso, entregas como essa, que permitem que as pessoas não precisem se deslocar até o órgão público para protocolar o documento, tem sido priorizadas.

 

Como utilizar o serviço de Protocolo Digital

Para usar o serviço, o usuário precisa criar uma conta de acesso única do Governo Federal, no portal Gov.br. Depois basta acessar a página do Protocolo Digital, clicar no botão “SOLICITAR”, preencher o formulário online, enviar os documentos digitalizados e clicar no botão “SOLICITAR SERVIÇO”. 

O serviço de protocolo digital pode ser acessado através portal do Governo do Estado, a Plataforma Digital Unificada que reúne uma lista de serviços online, que podem ser utilizados pelos cidadãos. O portal nasceu para unificar os canais digitais do Governo do Estado, e além de serviços também traz todas as notícias oficiais de governo.  

O analista de sistemas e product owner da equipe que desenvolve esse projeto dentro do CIASC, Rodrigo Furtado, explica que “O que estamos trabalhando no CIASC em parceria com a SEA, dentro do projeto SC Digital, é transformar o máximo de serviços presenciais em serviços digitais”. O SC Digital é um projeto em andamento, no CIASC, para criação de serviços do Governo do Estado que possam ser acessados com a Conta de Acesso Única do Governo Federal. Isso permite que as pessoas usem o mesmo login e senha para acessar os serviços digitalizados do governo, tanto no portal federal quanto no estadual.