5. CIASC apresenta solução de...

CIASC apresenta solução de Inteligência Artificial para membros do governo

Ontem à tarde, dia 15, o CIASC apresentou o Programa IA² MCTI / SOFTEX, uma experiência de inovação aberta para o desenvolvimento tecnológico de soluções em Inteligência Artificial (IA), para a Secretaria de Estado da Administração (SEA). Com abrangência nacional, o Programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) executada em parceria com a Organização SOFTEX. A proposta busca fomentar e apoiar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em AI, para promover a aceleração tecnológica no país, e tem como áreas prioritárias Agronegócio, Cidades Inteligentes, Indústria e Saúde.

Em diferentes etapas, o IA² selecionou organizações para cumprirem os papéis de Aceleradoras, Startups, Empresas de TI e Grupos de Pesquisa, Instituições do CATI e Empresas Âncora no Programa. O CIASC foi uma das Empresas Âncora selecionadas na Fase de Aceleração das startups, um reconhecimento importante das ações que a empresa vem realizando para apresentar tecnologias inovadoras à sociedade catarinense e oferecer soluções às necessidades dos órgãos públicos estaduais e municipais. No total, foram 44 indicadas como Empresas Âncoras, quatro públicas e 40 empresas privadas.

As startups GoToData e Encaixe foram escolhidas para prospectar suas soluções com o CIASC, depois que foram identificadas oportunidades no conjunto de soluções apresentadas no âmbito do Programa. Na apresentação, o Secretário conheceu a proposta de solução de IA, oriunda da fusão de capacidades do CIASC e da startup Encaixe.

“O CIASC está sempre atento para trazer inovações para suas entregas ao Governo e ao cidadão. O engajamento da empresa no Programa abriu um grande leque de oportunidades. Estamos trabalhando para transformar essa participação em soluções inovadoras no âmbito das tecnologias de Inteligência Artificial”, destacou o presidente do CIASC, Sérgio André Maliceski.

A reunião contou com a presença do secretário, Jorge Eduardo Tasca; do presidente do CIASC, Sérgio André Maliceski;  vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Luis Haroldo de Mattos; chefe de Gabinete da SEA, Osvaldo Juncklaus; diretor de Tecnologia e Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva; do coordenador na Gerência de Software, Amilcar Fernandes Costa de Abreu, gerente de Mercado do CIASC, Pedro Henrique Ramos Ribeiro; assessor de Tecnologia e Inovação do CIASC, Gabriel Vieira Ferrari, líder técnico de Inovação, Alex do Espirito Santo, e, de maneira remota, do CEO da startup Encaixe, Iarly Coli.