Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Matrículas On-line para vagas...

Matrículas On-line para vagas remanescentes da rede estadual iniciam nesta semana

Inicia nesta quarta-feira, dia 26, e vai até dia 28, o período de matrículas on-line para novos alunos da rede de ensino estadual que buscam as vagas remanescentes da primeira fase de matrículas, realizada em dezembro. As inscrições são feitas em um sistema desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que está em vigor desde o ano letivo de 2020.

Os responsáveis pelos alunos interessados em fazer a matrícula devem acessar o portal Matrícula On-line e preencher a ficha cadastral com os dados pessoais do aluno e dos responsáveis, indicando a unidade de ensino desejada, caso haja disponibilidade. Quem fez o preenchimento recebe um protocolo para anotar ao fim do processo. Caso haja dúvidas sobre como proceder, assista a esse vídeo tutorial.

De acordo com Moema Cargnin, Coordenadora de Soluções da Educação do CIASC, o sistema traz organização e benefícios a todos os envolvidos. “Com a matrícula on-line, oferecemos maior praticidade para os pais na hora da matrícula e reduzimos as filas nas escolas, o que é importante também no contexto da pandemia do Covid-19. Para aqueles que não possuem acesso à internet, as escolas disponibilizam computadores para a realização da matrícula”, relata.

Todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar os responsáveis no cadastro dos estudantes. Nesse caso, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: de 26 a 28 de janeiro de 2022.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, e os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos indicados abaixo (originais e em cópia), na unidade escolar escolhida até o dia 31 de janeiro, segunda-feira, para confirmar a matrícula:

  • Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
  • Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
  • Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021;
  • Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
  • 1 foto 3×4;
  • Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
  • Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacinas emitido pela Unidade Básica de Saúde.

A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Maria Tereza Hermes Cobra, destaca que essa é mais uma oportunidade para as famílias que ainda não fizeram a matrícula de seus filhos na educação básica: “Fiquem atentos e acessem o site com antecedência para estar cientes de como funciona o processo on-line de matrículas”, pontua.

Volta às aulas 2022

Está marcado para o dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) pode ser acessado clicando aqui.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo