5. Implantação bem-sucedida do SIGRH...

Implantação bem-sucedida do SIGRH e Integrador Esocial no Porto de São Francisco do Sul pelo CIASC

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) concluiu a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e do Integrador Esocial na SC Parcerias Porto de São Francisco do Sul S.A., empresa estadual responsável pela gestão do porto na região.

Durante os meses de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, o CIASC trabalhou para implementar o SIGRH, garantindo a inclusão de todos os cadastros e parametrizações necessários para o processamento da folha de pagamento dos aproximadamente 200 trabalhadores lotados no órgão.

O processo de implantação envolveu um período de transição, com o processamento da folha de pagamento ocorrendo em paralelo ao sistema anterior da empresa no mês de janeiro de 2024. Em fevereiro, o processamento oficial já ocorreu no SIGRH, marcando uma nova era na gestão de recursos humanos do Porto de São Francisco do Sul.

A implementação do SIGRH também possibilitou a aplicação do Integrador Esocial, permitindo à empresa cumprir suas obrigações legais de prestação de informações sociais e de encargos ao Governo Federal. A partir da competência de janeiro deste ano, o porto já está gerando a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) de forma integrada e eficiente.

Além disso, a implantação do SIGRH abre caminho para a futura implementação do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) On-line, um módulo essencial do sistema que fortalecerá ainda mais a gestão e fiscalização na empresa portuária.

Fábio Vinícius, coordenador de Soluções de Administração no CIASC, comentou sobre o sucesso desta implantação. “O SIGRH e o Integrador Esocial trazem uma eficiência operacional significativa à gestão de recursos humanos e à conformidade legal da SC Parcerias Porto de São Francisco do Sul”.