Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Evento discute desafios e...

Evento discute desafios e inovações do 5G em Santa Catarina

O presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Leandro Berti, participou nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, do evento “5G: Inovações e Desafios para a Aplicação da Tecnologia”, realizado pela vertical de Smart Cities da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

O evento promoveu um encontro entre representantes de operadoras, de governos, especialistas de negócios e empreendedores de tecnologia, que abordaram as oportunidades de negócios e parcerias em projetos a partir do potencial da rede 5G em diversas áreas em Santa Catarina.

No painel “Cidades inteligentes”, Berti apresentou a nova visão do CIASC, e do Governo de Santa Catarina, em relação à inovação e ao alcance das tecnologias para todos os cantos do Estado. “O Brasil em poucas décadas será um país com grande percentual de idosos e jovens abaixo da idade produtiva, e temos o desafio de entregar tecnologias que incluam estes dois grupos”, afirmou. “É importante estarmos falando de 5G, porque hoje vivenciamos o que chamamos de “Município 1.0”, e precisamos nos direcionar para o “Município 5.0”. O governador Jorginho Mello tem pressa em transformar Santa Catarina em um estado 5.0, sustentável e resiliente, e nós também”, completou. O painel teve ainda a participação do diretor executivo da Digicity, Sandro Vieira, e do head de soluções corporativas da TIM, Jeison Bittencourt, que trouxeram a visão das empresas nesse contexto.

O evento contou ainda com um painel sobre a legislação em torno da tecnologia 5G no Estado, com a presença do diretor da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino, e do vereador de Criciúma Nicola Martins, que contou sobre a jornada do município na implantação do 5G. Manufatura, transporte e logística foi o tema do painel que contou com as presenças de Robson Truppel, da R2Brasil, Danilo Angelo, do Instituto de Pesquisas Eldorado, e Gabriel Amâncio da Unifique. Encerrando o evento, foi abordada a aplicação da tecnologia 5G no contexto do agronegócio, com a participação de Paulo Arruda, diretor técnico da Epagri, Leandro Rebouças, da Vivo Empresas, e Carol Pimenta, da Menejebem.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo