5. Estudantes do IFC fazem...

Estudantes do IFC fazem visita técnica ao CIASC

Na tarde dessa quarta-feira, dia 13 de setembro, estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Rio do Sul, estiveram no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para uma visita técnica. O objetivo principal foi conhecer a estrutura física da empresa e saber mais sobre a organização e o funcionamento das quatro verticais – Inteligência de Dados, Nuvem & Data Center, Rede de Governo e Software & Plataformas.

O grupo, formado pelos professores Fábio Alexandrini e Christian Heck e 55 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Técnico de Informática para Internet, foi recepcionado pela diretoria e por profissionais das diversas áreas do CIASC que apresentaram os setores e a dinâmica de trabalho.

Estudantes do IFC fazem visita técnica ao CIASC
Os visitantes foram recebidos pela diretoria e por profissionais das diversas áreas do CIASC.

A programação contou, ainda, com visita guiada ao Data Center. A estrutura armazena sistemas e dados de diversos órgãos públicos, tanto do Governo do Estado quanto de outras esferas e poderes, como a Prefeitura de Joinville (esfera municipal) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (poder judiciário), protegidas por tecnologias como sensores de iluminação, temperatura, vibração e outras condições, além de backups dos dados.

Ao agradecer pela oportunidade e acolhida dos profissionais durante a visita, o professor Fábio Alexandrini reforçou a importância da atividade. “Os estudantes puderam ter noção de como funciona uma grande empresa de tecnologia da área pública e a importância disso para a carreira deles. Com certeza, a visita contribuiu para abrir os horizontes, para enxergarem as grandes possibilidades que eles têm de estar atuando na área de Tecnologia da Informação e, principalmente, as diversas carreiras que existem dentro do CIASC como modelo para o Brasil e, quiçá, para o mundo”, enfatizou.