5. Estratégia de cibersegurança pauta...

Estratégia de cibersegurança pauta reunião entre CIASC e forças de segurança do Estado

Na tarde de quinta-feira, dia 23 de novembro, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) recebeu o secretário da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e comandantes das forças de segurança catarinenses. Participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC.

O presidente do CIASC, Leandro Berti, fez uma apresentação dos principais produtos que a empresa disponibiliza na área de segurança pública e a importância dessas ferramentas para avançar em inteligência e cibersegurança. Entre as soluções desenvolvidas e entregues pelo CIASC, destacou o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), a solução de monitoramento Hórus, o Índice Nacional de Registro Civil (INRC) e o CIASC Eternal.

“Além desses sistemas e da utilização de nuvem de governo, nós adotamos a estratégia Zero Trust que reforça ainda mais a segurança, protegendo dados e usuários e reduzindo erros. Com a disponibilidade desses recursos, queremos contribuir ainda mais com as demandas de tecnologia, inteligência e cibersegurança dos órgãos do estado”, reforçou o presidente Leandro Berti.

O secretário Paulo Cezar Ramos de Oliveira destacou a importância da reunião e de pensarem juntos as estratégias de cibersegurança. “Mais do que nunca, é o momento de concentrarmos esforços em conjunto. Nós precisamos otimizar o tempo e estar um passo à frente na liderança das ferramentas tecnológicas. Essa parceria com o CIASC precisa ser fortalecida, precisamos estar irmanados e integrados nessa atuação”, enfatizou. Também mencionou o SISP como principal ferramenta de segurança pública, um sistema que é exemplo para outros estados e já vem sendo utilizado há duas décadas em Santa Catarina.

Ao final do encontro, ficou definida a criação de um comitê com a participação de todos os órgãos, com o objetivo de avançar no tema da cibersegurança. Ainda, falou-se sobre a possibilidade de estruturar requisitos mínimos de segurança, a partir de padrões e medidas existentes, para servirem de base às diferentes instituições do Estado.

Pela SSP, também estiveram presentes o tenente-coronel Ricardo Sartori, diretor da Diretoria de Sistemas Informacionais Estratégicos da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP). A Polícia Civil foi representada pelo diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira; o Corpo de Bombeiros Militar pelo coronel Fabiano Bastos das Neves, chefe do Estado-Maior Geral; e a Polícia Militar pelo tenente-coronel Aldo Vidal dos Santos Júnior, diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

Pelo CIASC, além do presidente Leandro Berti, participaram da reunião, o vice-presidente de Tecnologia, Vanio Rodrigues, o vice-presidente de Mercado, Rafael Glavam, o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Diego Holler, o vice-presidente Institucional, Nilson da Rosa, e o Data Protection Officer (DPO), Marcel Vilmar da Silva.