5. Em visita à Secretaria...

Em visita à Secretaria da Agricultura, CIASC reforça o compromisso com a transformação digital do Estado

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) esteve na Secretaria de Estado da Agricultura (SAR), na última segunda-feira, dia 4 de novembro.

O secretário de Agricultura, Valdir Colatto, deu início à reunião agradecendo pela integração e soma de esforços entre CIASC, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e perguntando sobre como as instituições podem atuar em conjunto para o benefício do cidadão catarinense.

O presidente do CIASC, Leandro Berti, destacou a capilaridade da atuação da empresa e reforçou a necessidade de ações conjuntas e do somatório de esforços, especialmente, considerando a perspectiva da atual evolução da Sociedade 5.0. No mesmo sentido, o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Diego Holler, apresentou algumas soluções que podem contribuir para efetivar a articulação entre CIASC, Epagri e Cidasc, com foco em melhorar a vida das pessoas.

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, ressaltou a importância de entenderem essa força conjunta para enfrentar os desafios da sociedade, e como essa parceria tripla precisará de tecnologia e integração.

Outros pontos destacados pelos presentes foram as perdas na agricultura por causa das chuvas, o envelhecimento da população, a necessidade de considerar a economia com as soluções implementadas e a otimização de dados na realização dessa integração, inclusive, para servir de exemplo para os demais órgãos do Estado.

Ao final da reunião, o presidente do CIASC e o secretário Colato, juntamente com os demais presentes, definiram prazos e equipes para a constituição de uma força-tarefa conjunta e a criação de uma comissão com prazos e regras definidas.

O vice-presidente de Mercado do CIASC, Rafael Glavam, também participou do encontro. Ainda, pela SAR, participaram o coordenador de Projetos, Alexandre Conceição, gerente de Tecnologia da Informação, Marcelo Crivelatti, analista de Sistemas, Fabio Lunardi, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Fundiário, Hilário Gottselig, gerente de Projetos, Jairo Henkes, e o analista de TI, José Osório Ortiz.