5. Cibersegurança é tema de...

Cibersegurança é tema de painel apresentado pelo CIASC no segundo dia de SICTI

No segundo dia do Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Segurança Pública (SICTI), o CIASC fez parte do painel “Cibersegurança aplicada à Segurança Pública”. O evento vai até esta quarta-feira, 22, e reúne, membros da academia e representantes de órgãos de segurança pública de todo o País, para debater a integração entre as descobertas científicas e as aplicações práticas nas estratégias de segurança nacionais e internacionais.

Integraram o painel o presidente do CIASC, Leandro Berti, o vice-presidente de Tecnologia, Vanio Rodrigues e o engenheiro de soluções da Approach Tech, Dieter Erwin Christan. A conversa foi moderado pelo professor Alexandre Augusto Biz, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

O presidente do CIASC, Leandro Berti, abriu o painel, apresentando a empresa pública e suas principais motivações e prioridades no âmbito da segurança pública. “O gerenciamento de riscos hoje em dia precisa levar em conta a segurança cibernética, por isso propomos uma estratégia ‘zero confiança’, em um modelo envolvendo diversos setores da sociedade para prevenir e eliminar possíveis ataques”, destacou. Berti convidou o vice-presidente Vanio Rodrigues para apresentar três dos principais produtos desenvolvidos no CIASC para contribuir para uma maior segurança digital.

Cibersegurança é tema de painel apresentado pelo CIASC no segundo dia de SICTI
Eternal, Hórus e INRC foram as soluções apresentadas pelo vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Vanio Rodrigues.

O vice-presidente de Tecnologia descreveu as soluções Eternal, Hórus e INRC, desenvolvidos pelas equipes do CIASC com foco em segurança da informação e segurança pública tanto municipal quanto estadual e federal.

Já o engenheiro de soluções Dieter Christian destacou uma das tecnologias criadas pela Approach Tech com foco em maior eficiência na segurança pública. A empresa desenvolveu uma câmera de segurança com alcance 360° e possibilidade de transmissão simultânea, que pode ser utilizada tanto por segurança privada quando pública, em situações como controle de tumultos, guarda municipal, inspeção de unidades prisionais, resgate e salvamento, entre outras. Após as apresentações, os participantes responderam a perguntas do público.

O SICTI é realizado pelo EGC/UFSC, em parceria com diversos órgãos da Segurança Pública. O CIASC é parceiro institucional no evento, que esta na sexta edição.