5. CIASC vai digitalizar todo...

CIASC vai digitalizar todo o arquivo público do município de Orleans

Um contrato entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a prefeitura de Orleans vai possibilitar a digitalização de documentos do município arquivados desde a década de 1960. O trabalho será realizado por meio do Eternal, pacote de serviços que inclui digitalização, guarda e preservação de dados. A assinatura do contrato aconteceu na última terça-feira, 9, no Município, na presença do presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva e do prefeito de Orleans, Jorge Koch.

“Apoiar os municípios a fazer essa transformação digital é missão do Governo do Estado nesses próximos quatro anos”, destaca o presidente do CIASC. “Não é apenas transformar um documento em digital, mas torná-lo disponível a sistemas de busca, para que seja facilmente localizável em tempo real”, ele completa. Além de possibilitar o acesso e gestão de arquivos de forma otimizada, o Eternal assegura a integridade das informações armazenadas por 500 anos.

Cerca de 3 mil caixas de arquivos do Município de Orleans já estão sendo direcionadas para dar início à digitalização. Após a digitalização, será possível localizar facilmente qualquer documento do acervo municipal. O serviço é feito conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que garantem os padrões de qualidade e segurança do trabalho de digitalização. Todo o material digitalizado será armazenado no Data Center do CIASC, que hoje é a maior infraestrutura de banco de dados em Santa Catarina.