5. CIASC realiza ação importante...

CIASC realiza ação importante na área de Redes

Está em funcionamento a conexão entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e o Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo (PTT-SP). Um dos objetivos da medida é otimizar o acesso do CIASC a pontos de interesse, grandes data centers e/ou provedores de serviço que estão em São Paulo, como Google, Microsoft, entre outros.

A partir de acordos entre as instituições participantes, que trazem vantagens e benefícios para todas, o serviço constrói uma rede paralela à internet “padrão” por onde os dados trafegam de um ponto a outro. A contratação gera economia e conexões mais rápidas e eficientes, pois a troca de informações acontece por um link dedicado que liga um ponto ao outro de forma direta, por conexão ponta a ponta, fim a fim (CIASC-São Paulo).

Outro aspecto importante da conexão com a infraestrutura do PTT-SP está no fato de o CIASC ser o principal parceiro Google na entrega de suas ferramentas de produtividade e colaboração em nuvem com o produto CIASC ATD. Mais de 40.000 licenças da solução já foram comercializadas pelo CIASC, o que inclui serviços de migração de contas, implantação das aplicações do Google Workspace e suporte especializado. Todo esse tráfego de dados passa pelo link com o PTT.

Conforme explicou o gerente de Redes do CIASC, Flávio Ramos, a nova ligação absorve um volume significativo do tráfego atual do provimento de Internet, o que traz um retorno positivo para a empresa pública. “Cerca de 60% do tráfego de dados deixou de passar pelo provimento de Internet, que é até três vezes mais caro, para ir pela conexão com o PTT-SP. Isso representa uma redução de custos significativa, e é um serviço seguro, rápido e confiável. Vamos passar o que for possível de tráfego para essa nova conexão”, explicou Flávio.

Os Pontos de Troca de Tráfego organizam plataformas compartilhadas de serviço e disponibilizam essa possibilidade a várias empresas que necessitam de troca de tráfego de rede. O projeto é patrocinado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que é o órgão gestor de provedores, e busca entregar acesso com melhores custos para as empresas de regiões metropolitanas, como é o caso do CIASC.