5. CIASC passa a atender...

CIASC passa a atender todas as necessidades de serviços de rede do poder público

A estatal catarinense ampliou a atuação na área, que agora vai desde os roteadores de wi-fi até conexões via satélite

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) vem ampliando, ao longo dos últimos meses, os tipos de serviços de rede que a estatal fornece para uso do serviço público no estado. Estes serviços precisam estar disponíveis para atender bem a população em questões que, muitas vezes, são de primeira necessidade. Isso visa garantir que mesmo uma unidade em uma pequena cidade longe dos grandes centros, ou em uma zona rural isolada, esteja conectada. Para isso, o CIASC ampliou os serviços associados à Infovia SC, uma rede única de comunicação,100% Fibra Ótica, que pertence à estatal e se estende por Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste.

A Infovia permite acesso exclusivo à rede de governo e à links dedicados para acesso à Intranet de Governo e Internet, que se diferenciam dos serviços de Internet “comuns” justamente por garantirem a entrega constante da velocidade contratada, tanto para download quanto para upload de dados.

INFOVIA SC: Backbone 100% fibra óptica com pontos de presença em toda extensão do território catarinense

Como uma empresa pública do Governo do Estado de Santa Catarina, a estatal presta serviços de rede e fibra óptica para entidades públicas por todo o estado, nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e nas três esferas do governo, Federal, Estadual e Municipal, que estão presentes em SC. Neste cenário, o CIASC cobre toda a gama possível de serviços de conexão de rede.

Govlink para conexão completa de fibra ótica

As instituições que adotarem o GovLink podem contratar links dedicados de até 1 Gbps para o provimento de internet e vão receber um switch gerenciável de 24 portas ou um roteador, para conexão de sua rede interna. Com informações de monitoramento deste equipamento é possível fazer  diagnósticos detalhados de problemas da rede. O acesso à Internet é garantido com velocidade simétrica de download e upload com baixa latência, o que evita  problemas com delay na conexão, e  garante a conexão com uma  largura de banda fiel à contratada pelo órgão.

O pacote de soluções, conta com um sistema de múltiplas camadas de segurança para proteção da rede, e também com uma infraestrutura de backbone redundante. Isso significa que caso alguma parte do backbone seja interrompida, a conexão não cai, pois sempre existe pelo menos uma rota alternativa na rede para conectar à internet.

Serviço de wi-fi com infraestrutura corporativa

Redes de wi-fi com administração diretamente ligada à central do CIASC, que cuida desde a compra dos equipamentos até a instalação e a gestão, para tornar a operação mais prática, exigindo menos trabalho do órgão público. O sistema também conta com a “distribuição de carga” entre equipamentos de uma mesma área, evitando que alguns fiquem sobrecarregados enquanto outros fiquem ociosos. A infraestrutura também permite segurança unificada, redes segregadas e outros recursos que aumentam a segurança em relação aos serviços comuns.

Rede de satélite para áreas remotas

Circuitos de rede por satélite para garantir que as entidades públicas que atuam em Santa Catarina possam ter acesso aos serviços da Infovia em qualquer lugar do estado. Embora o backbone de rede da estatal cruze o estado, tanto no eixo Norte-Sul, de Joinville a Araranguá, quanto no eixo Leste-Oeste, de Itajaí a Dionísio Cerqueira, existem áreas afastadas que estão muito distantes da rede. Para este cenário estão disponíveis conexões via satélite para não deixar estes pontos desconectados da rede de governo.