5. CIASC participa de missão...

CIASC participa de missão internacional na Estônia

Representado pelo presidente, Félix Fernando da Silva, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) esteve presente no E-Gov Conference 2023, principal evento mundial na área de governança digital, realizado na Estônia. O evento integrou a programação de uma missão técnica internacional que reuniu representantes de 23 estados brasileiros e teve como objetivo aprender com a experiência daquele país, conhecido como o mais digital do mundo.

“Essa experiência servirá de base para o avanço do governo digital de Santa Catarina, observando-se as peculiaridades do nosso Estado”, ressalta Félix. Dentre os assuntos que mais chamaram a atenção, destaca o presidente, estão a identidade digital e a integração de todos os serviços digitais das áreas de educação, segurança e saúde.

Durante a E-Gov Conference, foram realizados workshops para o compartilhamento de lições aprendidas na área de digitalização, além de painéis sobre colaboração para inovação e sobre como a inovação digital impulsiona mudanças sociais e econômicas. Também foram oferecidos workshops sobre o desenvolvimento e aprimoramento contínuos de serviços digitais, bem como sobre os desafios e oportunidades da transformação digital na administração pública. Um estudo de caso foi apresentado para analisar os desafios da interoperabilidade e da transformação digital entre os estados.

A cidade de Tallin, capital da Estônia e sede do evento, é reconhecida por sua abordagem inovadora e avançada no mundo digital, tornando-se modelo de transformação digital global. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estratégia adotada pela prefeitura da cidade na digitalização dos serviços públicos. A missão incluiu ainda uma visita ao bairro mais inteligente da Estônia e apresentações da experiência de implementação das plataformas de interoperabilidade X-Via e X-Road.

CIASC participa de missão internacional na Estônia
Pelo menos seis presidentes de Prods estaduais, associadas à ABEP-TIC, participaram do evento. São eles, na ordem da foto (esquerda-direita): Alírio Felix (ATI-TO); Flávio Rodrigues (PRODERJ-RJ), também presidente executivo da ABEP; Marcelo Cornélio (PRODEST-ES), também vice-presidente de gestão da ABEP; Félix Fernando da Silva (CIASC-SC); Renato Filho (SECONTI-DF); e José Valdeci Rebouças (ETICE-CE).