5. CIASC participa de capacitação...

CIASC participa de capacitação de servidores sobre a nova carteira nacional de identidade

Cerca de 80 servidores da Polícia Científica de Santa Catarina participaram de uma capacitação, no dia 26 de abril, em Florianópolis, sobre o sistema de emissão da nova carteira nacional de identidade. A programação incluiu uma palestra do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) sobre a usabilidade do novo sistema. O evento, organizado pela Diretoria de Identificação Civil e Criminal e Academia de Perícia, teve também a participação de representantes da empresa Griaule, responsável pelo sistema de identificação biométrica.

Entre os participantes estavam superintendentes regionais, peritos regionais, auxiliares criminalísticos, auxiliares de medicina legal e responsáveis por postos de identificação. O evento contou com palestras teóricas e práticas, por profissionais externos e internos da Polícia Científica. O gestor de projetos do CIASC, Atanásio Nunes Vieira, apresentou detalhes de usabilidade do novo sistema de emissão da carteira de identidade, e esclareceu os principais fluxos para solução de inconsistências nos dados. Ele explicou que os dados do Sistema Integrado de Segurança Pública de Santa Catarina (SISP-SC) são confrontados com informações da Receita Federal e como são solucionadas as inconsistências. Também detalhou o funcionamento dos sistemas do Ministério da Justiça que geram o QR Code (para acesso à carteira de identidade digital) e o MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina – código de segurança composto de letras e números presente no novo documento).

Os servidores esclareceram suas principais dúvidas em relação ao uso do novo sistema, principalmente o funcionamento da fila de pendências para solução de inconsistências de dados entre o SISP e a Receita Federal. “Foi importante para que eles conhecessem os fluxos e compreendessem melhor os processos por trás da emissão da carteira de identidade”, destaca o gestor do CIASC.

Participação ativa na emissão da nova identidade nacional

O CIASC teve participação ativa na emissão da nova identidade nacional em Santa Catarina. Disponível para os catarinenses desde 8 de março, o sistema de emissão do documento foi desenvolvido pelo CIASC para a Polícia Científica de Santa Catarina (PCI). O novo documento elimina definitivamente o antigo RG (registro geral), número que era diferente em cada estado da federação.

Para tornar possível a emissão de tão complexo documento, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) realizou uma série de ações, que iniciaram em 2021, com a integração do CPF ao RG de forma pioneira em Santa Catarina. A partir desta etapa, foi realizada a integração do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) aos diferentes sistemas da Receita Federal, Ministério da Justiça, Dataprev, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wallet Gov.br (aplicativo de carteira digital) e Griaule.

Para obter o novo documento, os cidadãos devem acessar o site da Polícia Científica no endereço policiacientifica.sc.gov.br.