Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC instala centenas de...

CIASC instala centenas de novos circuitos de rede de alta velocidade em órgãos públicos

A equipe do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), empresa pública responsável por serviços de tecnologia que incluem a intranet compartilhada pelas instituições do Governo do Estado, está trabalhando na instalação de quase 700 circuitos de rede de alta velocidade em diferentes entidades. Esses circuitos fazem parte do pacote nomeado pelo CIASC de Govlink, que inclui diversos serviços de rede voltados para a Administração Pública. Mais da metade desses circuitos, 381, estão sendo instalados nas unidades da Polícia Civil (PC) de Santa Catarina, incluindo as delegacias. 

Essa ação faz parte da segunda fase do planejamento do CIASC para instalação de circuitos do Govlink para a Administração Pública, que já forneceu cerca de 900 novos circuitos durante o ano de 2021. Entre os órgãos atendidos por essa segunda fase, além da PC-SC, estão o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), sendo as duas últimas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) de SC. 

Cada um dos circuitos tem capacidade de conexão que começa em 10 Mbps e pode chegar até 10 Gbps (conforme demanda), e uma das principais diferenças, em comparação com os serviços de rede “convencionais”, é a garantia quase total de entrega de velocidade máxima e conexão constante. Além das conexões à internet e à intranet do Governo do Estado, o pacote Govlink também inclui os seguintes serviços:

  • Firewall corporativo para proteção dos dados e dos equipamentos ligados à rede do órgão
  • Plataforma de monitoramento que permite que o CIASC e o próprio cliente acompanhem como está o funcionamento de toda a rede
  • Suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Fornecimento de equipamento switch para os circuitos

Sobre o grande número de novos circuitos de rede instalados pelo CIASC desde a criação do Govlink, o gerente de redes do CIASC, Flávio Ramos, comenta “O Govlink acaba surgindo para os gestores da área de tecnologia da Administração Pública, que normalmente possuem equipes muito enxutas, como uma solução que além de fornecer uma garantia de velocidade e estabilidade diferenciadas, também permite que eles deixem de se preocupar constantemente com o gerenciamento dessas redes”.      

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo