5. CIASC em 2023: Transformação...

CIASC em 2023: Transformação digital e parcerias estratégicas moldando o futuro de Santa Catarina

Ao longo do ano de 2023, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) consolidou-se como um protagonista na transformação digital dos serviços públicos em Santa Catarina, desempenhando um papel crucial na condução dessa evolução em diversas esferas da administração pública. O destaque nacional veio com a emissão pioneira da Nova Carteira de Identidade Nacional, colocando o estado entre os primeiros a adotar essa inovação. A atuação do CIASC ultrapassou fronteiras, participando ativamente de iniciativas como a Estratégia Nacional de Governo Digital e liderando o Índice Nacional de Registro Civil.

A pesquisa anual da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) destacou o CIASC como líder nacional em maturidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O desempenho em 2023 garantiu ao CIASC o prêmio de Empresa Destaque do Ano no Anuário Informática Hoje. A ampliação dos serviços digitais oferecidos à população, em parceria com órgãos da administração pública, evidenciou-se no aumento significativo de usuários no Portal de Serviços do Governo do Estado. Além disso, iniciativas como a Delegacia Virtual e o Detran Digital registraram milhões de interações, demonstrando a relevância dos serviços digitais proporcionados pelo CIASC.

No âmbito do desenvolvimento de produtos e serviços, o CIASC destacou-se com a plataforma Eternal, uma solução inovadora para a digitalização e guarda segura de documentos. Outro destaque foi o sistema Hórus, integrado ao Sistema Integrado de Segurança Pública, reconhecido no Prêmio de Governo Eletrônico da ABEP-TIC. O portfólio abrangente do CIASC inclui produtos como Área de Trabalho Digital, Plataforma BoaVista, Servidor Virtual Privado na Nuvem do Governo, entre outros, reforçando seu compromisso com a transformação digital.

O ano de 2023 também marcou parcerias estratégicas significativas, como a carta de intenções assinada com o Consórcio de Inovação da Gestão Pública (CIGA) e acordos com INSS e Dataprev, ampliando ainda mais a oferta de serviços a órgãos públicos federais.

O que esperar em 2024?

Ao projetar-se para 2024, o CIASC adota uma abordagem renovada em Tecnologia da Informação e Comunicação, priorizando parcerias estratégicas e resgatando os princípios da Sociedade 5.0. O foco está em impulsionar iniciativas que fortaleçam a estratégia de nuvem, aprimorem os bancos de dados e otimizem as redes governamentais. A inteligência artificial será fundamental para garantir a digitalização segura e confiável dos serviços, alavancando ainda mais a transformação digital em Santa Catarina. A expansão das parcerias estratégicas, com ênfase nas soluções oferecidas pelo CIASC, reforçará seu papel como agente na transformação digital do estado, prometendo inovações e soluções confiáveis para atender às crescentes demandas dos clientes municipais e nacionais.

O presidente do CIASC, Leandro Berti, explica que muitas estruturas do Governo dependem dos serviços da empresa. “Queremos ampliar nosso portfólio de parcerias estratégicas para melhor atender ao cidadão, seja pelo ao estado de SC, nossos municípios ou todo Brasil e suas mais variadas estruturas.