5. CIASC e CIGA assinam...

CIASC e CIGA assinam carta de intenções

Compromisso foi firmado durante Congresso dos Municípios e propõe cooperação entre as duas entidades na promoção da transformação digital dos municípios catarinenses

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) assinou uma carta de intenções com o Consórcio de Inovação da Gestão Pública (CIGA) com o objetivo de somar esforços na transformação digital dos municípios brasileiros. O termo foi assinado pelos presidentes das duas entidades na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, durante o Congresso dos Municípios, Consórcios e Associações de Santa Catarina (COMAC-SC).

Segundo o presidente do CIASC, Leandro Berti, a assinatura vai ao encontro das intenções do Governo do Estado, que estimula a criação de parcerias e cooperação para garantir que a infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação do Estado alcance todos os municípios catarinenses.

“Esse momento é de suma importância e representa um esforço conjunto para fortalecer o estado de Santa Catarina cada vez mais! Com as soluções tecnológicas que o CIASC prove e com o apoio do CIGA, vamos alcançar muito mais do que já alcançamos”, enfatizou Berti.

O presidente do CIGA e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, também destacou a relevância da parceria, a contribuição para aproximar o CIASC dos municípios e mostrar a valorização das instituições catarinenses. “O CIASC é de Santa Catarina e precisamos valorizar! E estarmos caminhando juntos para buscarmos cada vez mais soluções para o povo de Santa Catarina”, ressaltou em sua fala.

A carta de intenções propõe, entre outros termos, que as entidades somem esforços para a troca de conhecimento e de capacidades para subsidiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como a produção de soluções nas áreas de atuação das respectivas instituições nos campos da Educação, Segurança Pública, Trânsito, Data Center, Rede de Governo, Governo Eletrônico, Transformação Digital, Big Data, Ciência de Dados, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, entre outros.

“As duas instituições possuem interesse e condições necessários para essa cooperação. Essa parceria vai viabilizar muito o desenvolvimento voltado a municípios através do CIASC”, pontuou o vice-presidente de Mercado do CIASC, Amauri Chagas. O objetivo, conforme o vice-presidente, é que as duas entidades avaliem os termos propostos na carta de intenções e juntas estabeleçam os critérios para a operacionalização dessa parceria.

O acordo prevê ainda o compartilhamento de conhecimento, informações e estratégias de ação que permitam o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, em busca do desenvolvimento nacional sustentável das instituições e da sociedade, tendo em vista que, de acordo com a Constituição Federal, o Estado deve promover o avanço científico e tecnológico e para isso estimular a articulação entre entes.

“Este ato é uma resposta direta aos objetivos do Governador Jorginho Mello que está fazendo mais e melhor para todos os municípios do Estado de Santa Catarina. O CIASC tem pressa e está avançando com inovação na municipalidade!”, complementou o presidente do CIASC, Leandro Berti.