Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Catarina, a IA do...

Catarina, a IA do Detran, resolve 72% dos chamados na primeira semana de operação, com tecnologia fornecida pelo CIASC

Na primeira semana de operação, a inteligência artificial (IA) fornecida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para o Detran/SC já demonstrou resultados expressivos. Batizada de Catarina, a IA foi responsável por solucionar 72% dos atendimentos realizados, atendendo a 5.520 cidadãos e garantindo mais agilidade e eficiência no acesso aos serviços do Detran. Dentre esses chamados, apenas 28% precisaram de auxílio humano adicional, o que representa um salto na otimização dos processos e na experiência do usuário.

O desenvolvimento da Catarina resulta de uma parceria entre o CIASC e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), com o objetivo de integrar a tecnologia ao serviço público e aumentar a capacidade de atendimento, mantendo um canal aberto e eficiente para os cidadãos. A IA é capaz de fornecer informações sobre diversos serviços do Detran/SC, estando disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (48) 3664-1800. Os atendentes humanos ficam a postos para suportar a IA de segunda a sexta, das 7h às 19h, atendendo às demandas mais complexas.

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, destacou os benefícios da implantação: “A Catarina está dando um show de atendimento e nos ajudando a resolver as dúvidas do cidadão. E quando a IA não dá conta do recado, o nosso time de atendentes assume. O tempo de resposta, que chegou a ser de 18 dias, agora foi reduzido para poucos minutos. Mais um serviço que estamos implantando e que deve chegar a outros órgãos do Governo.”

“A Catarina é mais um exemplo de como a sinergia do CIASC com outros órgãos, a exemplo do Detran/SC, pode promover a transformação digital dos serviços públicos em Santa Catarina, integrando inteligência artificial para aprimorar a eficiência no atendimento ao cidadão. A implementação bem-sucedida da Catarina abre portas para expandir a IA para outros setores e órgãos estaduais, buscando uma gestão cada vez mais conectada e ágil”, afirma Renato Sulzbach, analista da Gerência de Produtos de Software para Detran e SSP do CIASC.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo