Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Licenciamento digital automático reduz...

Licenciamento digital automático reduz em quase 230 mil visitas presenciais ao Detran SC

Durante a pandemia da COVID-19, serviços digitais se tornaram aliados do isolamento social

Desde que e a emissão do licenciamento digital de veículos (CRLV-e) passou a ser feita de forma automática, no dia 16/03, 228.099 pessoas puderam obter o licenciamento dos seus veículos sem terem de se deslocar até o Detran. Desses mais de 228 mil licenciamentos gerados, 170.846 são de veículos licenciados em 2020, o que representa 24,01% do total de 2020 até o momento. O serviço, criado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), à pedido do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) está ajudando a reduzir o deslocamento de pessoas, facilitando o isolamento social.

O processo de emissão automática é feito da seguinte forma, o sistema identifica os veículos que não possuem débitos vencidos, depois disso eles são submetidos a verificações de restrições junto à base estadual, que contém os dados dos veículos de Santa Catarina, e à BIN, a Base de Índice Nacional que reúne informações sobre veículos de todo o país. Feito isso, os licenciamentos são emitidos.

Iniciativas de digitalização de serviços, como essa, têm sido priorizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina durante o período de crise, justamente pelo fator do isolamento. Segundo o coordenador da área de trânsito do CIASC, Bruno Alves dos Santos, “A Coordenadoria de Soluções de Trânsito do CIASC, continua avaliando outras possibilidades para agregar mais valor aos serviços prestados ao DETRAN-SC”.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo