Ciasc atualiza Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Técnicos do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) trabalharam, nos dias 20, 21 e 22 na manutenção do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e). Com o trabalho, o banco de dados, que antes era Oracle 9i, foi atualizado para Oracle 11G. “Tivemos um trabalho prévio de dois meses”, contou o gerente de infraestrutura tecnológica, Lindolfo Pyskiewitz.

Lançada em 2011, esta versão oferece vantagens como garantia de suporte, proteção das informações, aceleração do desempenho com a compressão de dados em partições de armazenamento de baixo custo e novas tecnologias. O trabalho foi realizado pelos analistas Fábio Grizele, Marcelo Azevedo de Souza, Francisco Pamplona e Fabrício da Silva. A administração do banco de dados do SGP-e é da Softplan e o sistema é gerenciado pela Secretaria de Estado da

Administração.

SGP-e

 

O SGP-e foi criado para o gerenciamento de documentos e processos administrativos, tornando a autuação e tramitação mais eficiente, célere e segura. Com o aplicativo, o Governo do Estado tem por objetivos reduzir a burocracia nos órgãos e eliminar gradativamente a utilização de papel, com vistas à tramitação somente por meio digital.