Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

Uniedu

O desenvolvimento do sistema para gestão de bolsas de graduação e pós-graduação e realização de inscrições no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) pelo CIASC representa um marco importante para a educação catarinense. A solução foi criada com o objetivo de atender as necessidades da Secretaria de Estado da Educação (SED) e passa por aprimoramentos sempre que necessário.

A interface moderna e intuitiva facilita a navegação dos bolsistas, a consulta de informações e o cadastro de candidaturas de maneira segura e eficiente. Esses benefícios também contemplam as instituições de ensino cadastradas no Uniedu, que utilizam a solução para finalizar a análise de documentos e divulgar os resultados das solicitações de novos cadastros e renovações dos interessados. 

O sistema demonstra o esforço contínuo do CIASC pela desburocratização dos serviços oferecidos e o compromisso com a melhoria das entregas à população catarinense. Ainda, a partir do detalhamento de informações, confere transparência a todos os procedimentos que envolvem os recursos públicos investidos no Programa.

Nossos profissionais acompanham de perto os esforços da Secretaria de Educação para aprimorar as tecnologias e facilitar o gerenciamento do programa de bolsas de estudo do Estado. As nossas equipes também realizam atualizações constantes com o objetivo de qualificar a solução cada vez mais e melhorar a experiência de acesso dos usuários.

Uma das funcionalidades implementadas pelo CIASC foi a ferramenta para realização do cálculo do Índice de Carência (IC) de cada candidato à bolsa. A solução contribuía para automatizar a definição da porcentagem da mensalidade que seria paga para cada estudante (no caso de bolsas não fixas) e a ordem de prioridade do acesso às bolsas, garantindo a preferência aos candidatos mais vulneráveis.

Outra mudança no sistema foi feita para garantir a renovação automática semestral das bolsas. Antes da atualização, o bolsista precisava participar de um novo processo seletivo a cada semestre. Com a mudança, o benefício passou a ser concedido até o final do curso (condicionado ao desempenho acadêmico do bolsista).

O CIASC também deu suporte, em parceria com a Secretaria de Educação, no desenvolvimento de um painel para acesso público com diversos dados sobre o Uniedu, o que possibilita a consulta de informações pela sociedade e contribui na divulgação de dados. A ferramenta foi implementada em 2020 e permite verificar os números de estudantes cadastrados, bolsistas e investimentos em cursos de graduação e pós-graduação, além de informações por municípios e instituições de ensino superior.

As bolsas do Uniedu são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação de Santa Catarina, incluindo modalidades para licenciaturas e especializações para a formação de professores, mestrado e doutorado. A solução desenvolvida para gestão dos procedimentos do Uniedu é mais um caso de sucesso na utilização de nossos produtos e serviços! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo