5. Termo de cooperação entre...

Termo de cooperação entre CIASC e Dataprev irá ampliar portfólio das empresas

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) firmaram um termo de cooperação para promover a consolidação de serviços relacionados à gestão documental, tendo a operacionalização estabelecida de forma bilateral pelas duas empresas. O acordo foi assinado pelo presidente do CIASC, Leandro Berti, e pelo diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan Santos, nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, em Florianópolis.

Para o presidente do CIASC, essa parceria com a Dataprev é um marco na história das empresas. “Vamos conseguir realmente irrigar os municípios com serviços dos mais variados tipos e de forma integrada, onde o CIASC tem um protagonismo, em conjunto com a Dataprev, trazendo mais valor para o cidadão na ponta. Apesar de termos pressa, estamos fazendo da melhor maneira possível, para atender ao cidadão da melhor forma e com agilidade. Isso abre um leque de oportunidades imenso, tanto para o Governo do Estado como para o Governo Federal, e vai trazer cada vez mais desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina”, destacou.

Segundo Alan Santos, a pauta inicial da cooperação está centrada na oferta do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) da Dataprev aos clientes do CIASC no âmbito estadual e municipal. Outra prioridade é a integração do SEI! ao CIASC Eternal, conectado aos serviços da Dataprev à plataforma de digitalização e guarda segura de documentos e processos desenvolvida pela estatal catarinense. Uma ação também na parte de infraestrutura já deve começar a ser estruturada nestas primeiras semanas de execução do acordo.

“Esse acordo de cooperação é um instrumento de conexão entre o CIASC, que representa as empresas que atuam em âmbito estadual, com a Dataprev, que traz uma série de serviços do Governo Federal. É a oportunidade de a gente criar uma sinergia com várias frentes, como a de documentos, transformação digital, dados dos cidadãos, serviços em geral. É um instrumento que dá uma abertura grande para que os desafios do Estado cheguem e a gente possa colaborar com a solução, da mesma forma que o Governo Federal também possa trazer os desafios e tenhamos a colaboração para que a coisa aconteça mais próxima do cidadão, conectado não só ao Estado, mas também aos municípios a partir da atuação do CIASC”, comentou o diretor da Dataprev, Alan Santos.

Termo de cooperação entre CIASC e Dataprev irá ampliar portfólio das empresas
O presidente do CIASC, Leandro Berti, e o diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan Santos.

A parceria confere, ainda, maior credibilidade, capilaridade e alcance de soluções consolidadas pelo CIASC, como o Eternal, permitindo que os serviços tenham maior estrutura para ofertas comerciais e entregas alinhadas aos interesses das empresas públicas que possuem interesses mútuos. Por meio de soluções computacionais em Nuvem e a possibilidade de oferta de serviços estruturados em ambientes de Data Center de Governo, a operação conjunta trará aos clientes públicos e ao cidadão serviços condizentes com as melhores práticas de compliance.

A expectativa é de que a cooperação já traga resultados em curto prazo, contando com a sinergia que esse novo modelo de interação entre as instituições oferece.

O acordo tem um período inicial de vigência de 60 meses, mas pode ser estendido, posteriormente, por mais 60 meses. Por não contar com valores financeiros de forma direta, a parceria pode ser atualizada ao longo do tempo. “O termo de cooperação cumpre o papel de ser uma primeira etapa de um processo e, na medida que a gente tem os serviços, podemos trazer mais elementos em aditivos e extensões de acordo com as soluções que vão sendo apontadas”, frisou Alan Santos.

Estiveram também no encontro os assessores da Dataprev, João Lopes e Hermes Dourado, o vice-presidente de Tecnologia do CIASC, Vanio Rodrigues, além de Angela Mariana Panato Ghislandi de Melo, da OAIS Cloud, e o presidente da mesma, Roberto Carminati, empresa parceira do CIASC.