5. Summit Cidades: CIASC apresenta...

Summit Cidades: CIASC apresenta soluções para transformação digital dos municípios

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) é um dos parceiros institucionais do Summit Cidades 2023, que ocorre de 26 a 28 de junho, em Florianópolis. Durante o evento, a empresa pública apresentará aos gestores municipais e profissionais presentes as soluções desenvolvidas para auxiliar na transformação digital da administração pública.

No estande do CIASC, será possível conhecer e simular as principais soluções apresentadas. Em lousas digitais, os participantes poderão navegar pelos produtos do CIASC em infográficos interativos, conferir reportagens e depoimentos de clientes, além de navegar em ambiente metaverso utilizando óculos de realidade virtual.

“Apoiar a transformação digital do Governo do Estado e dos municípios catarinenses é a principal missão do CIASC para os próximos anos. Vamos aproveitar o Summit Cidades para apresentar nossas soluções ao maior número de gestores municipais possível”, ressalta o presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva.

Dos produtos desenvolvidos pelo CIASC, onze serão apresentados durante o evento:

• GovLink: solução completa de conectividade para rede de governo em Santa Catarina, com links dedicados de alta velocidade, firewall corporativo, acesso à internet de alta velocidade e monitoramento 24×7.
  • ATD: Área de Trabalho Digital para Agentes Públicos, com ferramentas colaborativas que transformam a experiência de trabalho por meio da interação por videochamadas, chats, agenda e documentos compartilhados.
  • Eternal: plataforma de conversão digital, guarda segura de documentos e gestão de acervos com garantia de preservação de documentos por mais de mil anos.
  • Wi-Fi: serviço de conexão sem fio estável e confiável, que pode ser adaptado às necessidades do cliente, com suporte técnico de alta qualidade e personalizado e monitoria de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Antivírus: estrutura de monitoramento desenvolvida especificamente para a administração pública, com proteção robusta e em tempo real contra vírus, spyware, malware e outras ameaças na rede.
  • BoaVista: ecossistema de Big Data que consolida os dados governamentais do estado e permite análise integrada e inteligência em tempo real para auxiliar gestores públicos na tomada de decisão.
  • Colocation: serviço de hospedagem de servidores físicos e equipamentos de rede em um ambiente seguro e confiável, com acessos redundantes à energia elétrica, refrigeração e conectividade com a internet.
  • VPS: serviço de armazenamento e processamento de dados e aplicações em servidor virtual privado, com garantia de alta disponibilidade e performance.
  • VPN+: Rede de acesso seguro e criptografado para proteger o tráfego de dados quando a conexão é feita de fora do perímetro da Rede de Governo.
  • Análises de Dados: a solução entrega à administração pública serviços especializados para tratamento de dados processados e geração de inteligência, e contempla: Análise e Visualização de Dados e Ingestão e Tratamento de Dados.
  • Firewall: solução de segurança de rede de alta performance, projetada para proteger as redes governamentais contra ameaças cibernéticas.

Sobre o Summit Cidades

O Summit Cidades 2023, encontro que será realizado no CentroSul, em Florianópolis, será ponto de encontro estratégico para gestores municipais. Mais de 150 cidades já confirmaram presença no evento, que promove debates sobre inovações nas parcerias entre o poder público e privado. Esta é a terceira e maior edição, com expectativa de receber cinco mil participantes. Além de três palcos simultâneos com mais de 190 palestrantes, o evento terá espaços para networking, workshops e feira de negócios.

O Summit Cidades é organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e do Consórcio Interfederativo de Santa Catarina (Cincatarina). Além disso, o evento tem correalização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB/SC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio institucional da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC).