5. Sistema Integrado de Segurança...

Sistema Integrado de Segurança Pública, desenvolvido pelo CIASC, é padronizado entre os convênios no Estado

Desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) passa a ser padronizado entre os órgãos e instituições conveniadas no Estado. A medida faz parte de uma série de ações administrativas anunciadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) para fortalecer e aperfeiçoar o trabalho voltado à segurança pública catarinense.

A solução integrada de alta complexidade é utilizada pela Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica, além da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. Com o SISP é possível fazer integrações locais, estaduais e nacionais.

Com a padronização será possível melhorar os atendimentos feitos por meio do sistema e o trabalho dos profissionais que desenvolvem e abastecem as informações. Segundo o Sargento Lima, secretário da SSP-SC, essa é mais uma estratégia de combate à criminalidade.

“O Estado está expandindo a integração por meio da utilização do SISP e não abrirá mão dos protocolos de segurança e acesso aos dados pelas instituições parceiras a partir do compromisso e a garantia de controle e segurança das informações. A sociedade e o cidadão ganham com a eficiência dos serviços e a expansão da qualidade do trabalho da segurança pública catarinense”, projeta o secretário da Segurança Pública.

Segundo o gerente de Soluções de Segurança Pública do CIASC, Jaimenson Fortini de Oliveira, a empresa pública fornece e mantém sistemas customizados, entrega conectividade de rede, hospeda aplicações e dados específicos, além de prover inteligência de dados pela plataforma de Big Data (BoaVista), que permite a análise de dados com alta performance e que facilitam a tomada de decisão.

“Nesse contexto, são criados, implantados, suportados e aperfeiçoados os produtos e serviços do SISP, com estruturas que contemplam as ações de investigação criminal, de identificação civil, de prevenção e combate à violência, de integração das operações e de planejamento e execução da atuação. Permitindo o acesso ao Boletim Integrado e ao registro de ocorrências, além de dados específicos”, destaca.

Assim, o SISP é um caso de sucesso, que traz contribuições importantes para a sociedade catarinense.