Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

SIIA

O Sistema Integrado de Informação Agropecuária (SIIA) é um ecossistema composto de infraestrutura de Big Data baseada na Plataforma BoaVista que proporciona um ambiente escalável e direcionado à Ciência de Dados favorecendo o ingresso na cultura data driven.

A solução foi desenvolvida pelo CIASC em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR) e o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

O SIIA concentra dados dos setores agrícola e pecuário catarinenses através da infraestrutura BoaVista, oferecendo informações atualizadas que podem ser consultadas por computador, tablet ou aplicativo no celular.

Além de dados para uso em Ciência de Dados, possui um conjunto de sistemas transacionais para atendimento às atividades operacionais e que fornece dados para compor o Data Lake da agricultura de forma automatizada, são eles: sistema de Monitoramento de Safra, Preço de Produtos, Diário de Campo, Levantamento de Perdas por Eventos Climáticos, entre outros.

Com esse ecossistema, inúmeras técnicas e ferramentas podem ser empregadas para o exercício da Ciência de Dados, como, por exemplo, o projeto para o emprego de inteligência artificial (IA) como experimento na criação, projeções e estimativas de safras agrícolas e estiagem realizadas.

Para a comunicação com o público em geral, a solução disponibiliza o site Infoagro (https://www.infoagro.sc.gov.br) que tem como objetivo apresentar informações geradas exclusivamente pelo Sistema de Produção e Mercados (SPM), sob responsabilidade técnica e científica do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Trata-se de um canal voltado para o dia a dia do agricultor.

Outro canal importante nesse ecossistema é o Site Observatório Agro Catarinense (https://www.observatorioagro.sc.gov.br), que disponibiliza, em um só lugar, informações e dados para auxiliar o planejamento, desenvolvimento e análise dos resultados das políticas públicas do setor. A solução foi desenvolvida pela Epagri, em parceria com o CIASC e a SAR. Trata-se de um canal voltado para Ciência de Dados.

O Sistema Integrado de Informação Agropecuária é mais um caso de sucesso que demonstra a ampla utilização de nossos produtos e serviços para contribuir com as diferentes áreas da sociedade catarinense! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo