Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Segundo período de matrículas...

Segundo período de matrículas da rede estadual de ensino vai de 11 a 13/12

Para proporcionar maior agilidade ao processo de matrícula e evitar as longas filas em frente às escolas, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), junto à Secretaria de Estado da Educação (SED), disponibiliza um site onde os pais e responsáveis podem inscrever os alunos para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino, de modo exclusivamente online. A plataforma conta com um visual intuitivo e com respostas às dúvidas mais frequentes, tudo para deixar a experiência ainda mais agradável e objetiva. Esse segundo período de matrículas vai de 11 a 13 de dezembro e é dedicado às vagas remanescentes. Ao todo, são esperados até 58 mil pedidos de matrículas.

Segundo Moema Luz Cargnin, coordenadora do Departamento de Soluções para Educação do CIASC, um dos diferenciais deste ano é a experiência do usuário na nova plataforma (UX – do inglês user experience), algo que tem sido elogiado devido ao design mais limpo, simpático, e intuitivo. “Com essa repaginada no site nós recebemos na primeira fase das matrículas, em novembro, muitos elogios e poucos chamados de dúvidas, justamente por estar tudo bem explicado e claro. Isso gera um ganho enorme para as equipes que trabalham diretamente com as matrículas e agiliza o trabalho dos pais e responsáveis. No fim, todos ganham”, comentou.

O procedimento de matrícula é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita na plataforma online, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do processo. A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga.

O período para a entrega das documentações nas escolas, após a matrícula via site, é de 11 a 15 de dezembro, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade de ensino.

Aos que não possuem acesso à rede de computadores ou outros meios eletrônicos, as matrículas podem ser feitas diretamente nas escolas. Em ambos os casos, online ou presencial, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante
  • Cópia da Carteira de Identidade do estudante
  • Cópia do CPF do estudante
  • Cópia do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação)
  • Comprovante de vacinação
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br)
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo)
Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo