5. SC sai na frente...

SC sai na frente na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Atuação inovadora do CIASC permitiu ao estado ser um dos pioneiros a emitir o novo documento para toda a população.

Santa Catarina é o mais populoso dos quatro estados que já conseguiram implementar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para toda a população. Com 7,2 milhão de habitantes, o estado venceu o desafio de integrar diversos sistemas de órgãos nacionais e empresas privadas, e emite o documento desde o início de março.

Os outros estados que já implementaram a CIN para toda a população são Acre, com 829 mil habitantes, Mato Grosso do Sul, com 2,8 milhões e Alagoas, com 3,1 milhões de habitantes. O documento está disponível apenas de forma parcial em dez estados, e ainda não começou a ser emitido em 13 unidades da federação. Devido à dificuldade de implementação, o Governo Federal ampliou o prazo de universalização da CIN para 6 de novembro.

A CIN reúne, em um só documento:

1. Nome da pessoa
  2. Nome social (quando houver)
  3. CPF (cadastro de pessoa física)
  4. Sexo
  5. Data de nascimento
  6. Nacionalidade ou naturalidade
  7. Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea)
  8. Nomes da mãe e do pai (quando houver)
  9. Órgão expedidor, local e emissão
  10. QR Code para validação eletrônica
  11. Tipo sanguíneo

Para tornar possível a emissão de tão complexo documento, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) realizou uma série de ações, que iniciaram em 2021, com a integração do CPF ao RG. A partir desta etapa, foi realizada a integração do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) aos diferentes sistemas da Receita Federal, Ministério da Justiça, Dataprev, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Wallet Gov.br (aplicativo de carteira digital) e Griaule (solução de identificação biométrica utilizada pela Polícia Científica de Santa Catarina). “Podemos considerar esta uma das entregas de maior impacto do Brasil no âmbito da carteira nacional, que certamente entrará para a história do CIASC”, destaca o coordenador de Soluções de Segurança Pública do CIASC, Daniel San Martin.

Os catarinenses que desejarem obter o novo documento devem acessar o site da Polícia Científica no endereço policiacientifica.sc.gov.br. Cabe ressaltar que os cidadãos não precisam ter pressa em atualizar os seus documentos de identificação, uma vez que os utilizados atualmente permanecem válidos.

Com informações de UOL Economia