5. Representantes do CIASC cumprem...

Representantes do CIASC cumprem agendas no Sul do Estado

Dentre as agendas realizadas na última semana, o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Félix Fernando da Silva, concedeu uma entrevista na manhã desta terça-feira, 09, ao jornalista Adelor Lessa da rádio Som Maior, de Criciúma. A conversa girou em torno das iniciativas do governo do Estado para o estímulo à transformação digital dos municípios catarinenses.

“O governo do Estado, por meio do CIASC, tem o objetivo de fomentar a transformação digital dos municípios. Para isso o CIASC deve se transformar numa plataforma de governo digital que propicie aos municípios a construção de serviços digitais ao cidadão”, afirmou o presidente da empresa pública.

Ao ser questionado pelo jornalista Adelor Lessa se o objetivo é eliminar a documentação em papel e digitalizar todo o arquivo do governo, Félix confirmou que sim: “Nós temos legados gigantescos de papel das décadas de 1970, 1980 até 2000, e a intenção é digitalizar todos esses acervos, para que essa informação esteja disponível para acesso imediato. Não é apenas transformar um documento em digital, mas torná-lo disponível a sistemas de busca, para que seja facilmente localizado.

Parcerias com municípios do Sul do Estado

Félix Fernando da Silva esteve no Sul do Estado para assinatura de contrato com a prefeitura de Orleans do pacote de serviços Eternal, que compreende a digitalização, preservação e manutenção de documentos. A agenda do presidente do CIASC incluiu ainda visitas às prefeituras de Morro da Fumaça, que já possui contrato em andamento, e às prefeituras de Criciúma, Içara e Urussanga para apresentação da proposta. “A intenção é que, regionalmente, nós tenhamos um bloco de município com esse processo de transformação digital mais avançado, facilitando a vida do cidadão que circula por essa região”, destacou.

Sobre o Eternal

O Eternal é um produto desenvolvido pelo CIASC que abrange desde a digitalização de conteúdo analógico até a guarda online e offline de dados digitais. Além de possibilitar o acesso e gestão de arquivos de forma otimizada, a tecnologia assegura a integridade das informações armazenadas por 500 anos. O serviço é feito conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que garantem os padrões de qualidade e segurança do trabalho de digitalização. Todo o material digitalizado é armazenado no Data Center do CIASC, que hoje é a maior infraestrutura de Data Center em Santa Catarina.

Representantes do CIASC cumprem agendas no Sul do Estado
Visita do CIASC à Prefeitura de Criciúma. Foto: Assessoria de Comunicação do Município de Criciúma.
Representantes do CIASC cumprem agendas no Sul do Estado
Visita do CIASC à Prefeitura de Urussanga. Foto: Assessoria de Comunicação do Município de Urussanga.