Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. Sem categoria
  4. /
  5. Portal da Transparência de...

Portal da Transparência de SC

O Portal da Transparência de SC foi desenvolvido pelo CIASC para o Poder Executivo Estadual e, desde 2019, é administrado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). A ferramenta segue as diretrizes do governo catarinense voltadas à transparência e à automação dos processos. 

O objetivo principal é fornecer os subsídios necessários para atender os procedimentos previstos da Lei de Acesso à Informação nº 12527, de 18 de novembro de 2011, e garantir ao cidadão o acompanhamento da arrecadação de impostos e a aplicação dos recursos através de consultas parametrizadas em ambiente web responsivo.  

A reformulação do Portal da Transparência, iniciada em meados de 2015 e finalizada no primeiro bimestre de 2017, permitiu a aplicação de novas tecnologias e tornou as consultas mais compreensíveis para a sociedade em geral, o que estimula o acesso às informações. A iniciativa conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas UDESC, na categoria “Tecnologias da Informação para Transparência”, em 2018.

Durante o período de pandemia, criamos um módulo específico para a divulgação de informações relacionadas ao enfrentamento do Covid-19. De maneira semelhante, quando Santa Catarina foi atingida pelo ciclone bomba, em 2020, entregamos uma funcionalidade direcionada à consulta de gastos com o desastre. 

Funcionalidades como essas são muito úteis para profissionais de imprensa, pesquisadores e qualquer cidadão catarinense que queira acompanhar os investimentos e as despesas do governo estadual nessas situações especiais e de emergência que aconteceram.

Em 2021, prestamos serviços de desenvolvimento e sustentação (manutenções evolutivas e corretivas) de software nos módulos, subsistemas e nas demais aplicações que compõem a plataforma de Transparência. 

Já no ano de 2022, foi disponibilizada uma nova funcionalidade no Portal da Transparência para facilitar as consultas aos orçamentos e à execução das receitas e despesas do governo. Chamada de Orçamento Aberto, a inovação trouxe uma visualização mais dinâmica, que exige poucos cliques e é de simples compreensão, para informações já disponíveis nos campos receita e despesa detalhada.

Contribuir para a transparência é um dos compromissos do CIASC com o cidadão catarinense. Por meio das nossas soluções, ajudamos na implementação do Orçamento Aberto e facilitamos o acesso às informações de governo para toda a sociedade! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo