Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. Portfólio
  4. /
  5. Portal de serviços digitais...

Portal de serviços digitais de SC

O CIASC tem participação fundamental no projeto de Transformação Digital de Santa Catarina, liderado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), que visa eliminar o uso de documentos físicos e aumentar a eficiência do serviço público. Nesse contexto, para facilitar o acesso da população catarinense aos serviços oferecidos pelo Estado, em 2019, foi desenvolvido o Portal de Serviços Digitais de SC (https://www.sc.gov.br).

A plataforma, que é administrada pela SEA, centraliza a integração de infraestrutura e serviços digitais e tem como principal objetivo disponibilizar informações para os cidadãos acessarem suas demandas. Na ferramenta, estão disponíveis a relação dos serviços por Órgão Público, os locais onde são prestados e as informações importantes para obtê-los. A maioria destes serviços já pode ser solicitada de forma digital.

Desde que foi criado, o CIASC atua na evolução dos serviços públicos digitais do Governo de Santa Catarina que estão disponíveis no Portal de Serviços. Uma das medidas adotadas foi a integração da plataforma com o gov.br, do Governo Federal, para trazer mais segurança aos encaminhamentos pela autenticação única.

Em 2022, o Portal de Serviços ganhou destaque no site do Governo catarinense e foi colocado já na página inicial. O objetivo foi reduzir a jornada do cidadão para buscar o que precisa e facilitar o acesso às informações que são mais importantes para o seu dia a dia. A entrega foi um trabalho conjunto das equipes da SEA e Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), com o CIASC. 

A atualização partiu da SEA, que propôs tanto o novo layout quanto o padrão de cabeçalho dos sites institucionais do governo, que sempre vão trazer um link no menu direcionando para o Portal de Serviços Digitais. Além de modernizar a parte gráfica, a mudança indica uma estratégia de priorização dos conteúdos de interesse da população catarinense, com o intuito de melhorar a experiência do usuário com os serviços.

Outra característica do novo portal é a transparência, com ênfase na apresentação de indicadores ligados à pesquisa de satisfação dos serviços digitais. Uma iniciativa do CIASC em parceria com a SEA, a partir da utilização de Power BI.

O Portal de Serviços Digitais de SC é mais um caso de sucesso para promover a Transformação Digital, contribuir com a administração pública e facilitar a vida dos catarinenses. CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo