Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. Portfólio
  4. /
  5. Ocupação de Vagas

Ocupação de Vagas

O desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras já acontece há bastante tempo na educação catarinense, a partir de projetos e ações realizadas pelo CIASC junto com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Os sistemas digitais utilizados na rede estadual de ensino são atualizados constantemente, com implantação de tecnologias modernas e avançadas que qualificam cada vez mais os serviços entregues à comunidade escolar. 

Para o ano letivo de 2021, o CIASC desenvolveu um sistema para intencionamento e ocupação de vagas por professores admitidos em caráter temporário (ACT), na rede estadual de ensino. Com a solução, os docentes selecionados para os cargos podem realizar os encaminhamentos necessários totalmente online. É possível indicar de maneira prática e simples, remotamente, a qualquer horário e de qualquer lugar, em que escolas e disciplinas desejam dar aulas.

Outro procedimento que acontece no sistema é o processamento da classificação dos candidatos. A partir de determinados critérios, é feita a classificação dos profissionais e a designação das turmas. 

Essas etapas acontecem no módulo administrativo do sistema de ocupação de vagas e trazem agilidade aos encaminhamentos das Coordenadorias Regionais de Educação e à divulgação dos resultados. O sistema é auditável e inclui todas as vagas disponíveis, trazendo ainda mais segurança e transparência aos procedimentos. 

As características da solução representam vantagens para todos os envolvidos com a rede estadual de ensino. Os benefícios impactam também os estudantes, que têm menos risco de ficar sem aula por falta de professor nas turmas. 

A solução passa por atualizações e melhorias constantes desde que foi criada e conforme as necessidades apresentadas pela SED. Um dos avanços foi a integração com o sistema gov.br, do Governo Federal, que é uma identificação para o cidadão brasileiro acessar diversos serviços. A iniciativa trouxe mais segurança para os encaminhamentos pela gestão de identidade e autenticação obrigatória em uma plataforma conhecida.

O intencionamento é contínuo ao longo do ano, mas há uma primeira chamada que envolve um número maior de professores e exige mais desempenho do sistema. Assim, para o processo de 2022, foram feitas melhorias com o objetivo de oferecer um serviço ainda mais eficiente. 

Diversos testes foram realizados para garantir a qualidade de funcionamento do sistema. Procedimentos utilizando robôs simulavam a atuação e experiência de professores, e testes de cargas buscavam avaliar o desempenho da aplicação em situações de acessos simultâneos para verificar a possibilidade de o sistema ficar sobrecarregado. Entendemos que esse foi um grande desafio que conseguimos superar com a atuação integrada de várias equipes e áreas do CIASC.

Também em 2022, o CIASC realizou uma melhoria que garante a atenção às preferências dos professores na escolha de vagas. A solicitação partiu da SED com a finalidade de atender às demandas de docentes e garantir que mais vagas sejam ocupadas já na primeira chamada, evitando desistências. No preenchimento de vagas, passou a ser dada preferência para os professores com melhor posição nos processos seletivos (referentes a editais do governo do estado).

No Sistema de ACTs, os professores têm a possibilidade de indicar as escolas onde gostariam de trabalhar, por ordem de preferência. Quando dois professores escolhem a mesma vaga, o sistema elege aquele que tiver a melhor posição no processo seletivo realizado. Um dos objetivos dessa medida é aumentar os níveis de satisfação dos profissionais, além de evitar desistências e reduzir a ociosidade de vagas.

Esse olhar para a qualificação do sistema educacional, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), representa avanços significativos nas relações escolares e impacta diretamente na vida do cidadão catarinense. Oferecer agilidade e praticidade para estudantes e suas famílias, docentes e demais profissionais que atuam na rede de ensino, também está entre os compromissos de nossas entregas.

O sistema Ocupação de Vagas é mais um caso de sucesso na utilização de nossos produtos e serviços! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.

Quer saber mais sobre nossa solução?

Entre em contato e vamos montar uma proposta exclusiva para sua necessidade!

gecom@ciasc.sc.gov.br

Relacionados

Explore nossos produtos

Pular para o conteúdo