5. Novo Infoagro: Com parceria...

Novo Infoagro: Com parceria do CIASC, Epagri inova na divulgação de informações sobre safras e preços agrícolas

Com informações da Epagri.

Uma nova versão do Infoagro foi lançada na manhã desta segunda-feira, dia 25 de março, durante um evento online realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR). No ar desde 2018, a plataforma de divulgação de informações de suporte à agricultura catarinense por meio da internet foi remodelada e passa a oferecer ainda mais conteúdo sobre as safras dos principais produtos agrícolas e os preços de insumos, terras e produtos agropecuários em Santa Catarina.

O Infoagro é uma tecnologia pensada, desenvolvida e mantida a partir da união de duas empresas: a Epagri e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). “O Infoagro expressa toda a capacidade de duas empresas líderes em seus segmentos: o CIASC, com sua competência em Tecnologias de Informação, infraestrutura de armazenamento, bem como segurança de dados, e a Epagri, por meio do seu centro de pesquisa especializado em mercados que, com sua expertise, conseguiu definir de forma clara e objetiva as demandas setoriais para informações de mercado qualificadas”, afirma o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

Segundo ele, a combinação de conhecimentos e capacidades entre as duas organizações permitiu elevar o grau de maturidade dos produtos informacionais levados ao agronegócio. “E quem ganha é o produtor rural, que tem à sua disposição informações corretas, na hora certa e confiáveis, que o permitem tomar decisões com maior assertividade”, acrescenta Dirceu.

O Calendário Agrícola é uma das novidades do Infoagro.

Entre as novidades da plataforma, está o Calendário Agrícola, uma nova ferramenta para divulgação do monitoramento das safras dos principais produtos cultivados em Santa Catarina. A partir do calendário é possível saber o estágio em que se encontram as plantações e as condições gerais das lavouras. Há informações sobre as safras de arroz, alho, cebola, fumo, tomate, aveia, cevada, feijão, milho, soja, trigo, banana e maçã.

As demais mudanças envolvem, principalmente, inovações relacionadas à facilidade de acesso e distribuição das informações, especialmente por meio do celular. Atualmente, as informações disponíveis no site abrangem os 295 municípios catarinenses. São cerca de 280 produtos agropecuários e 770 insumos monitorados.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, que participou do lançamento, “esses dados da plataforma do Infoagro são fundamentais para a tomada de decisões, a partir das informações reais do campo e do mercado”. Segundo ele, “o desafio é fazer com que essa ferramenta inovadora chegue aos produtores rurais”, por isso é tão importante que tenha sido pensada e desenvolvida especificamente para atender as necessidades desse público.

O Infoagro está sob a responsabilidade técnica e científica do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.infoagro.sc.gov.br.

Veja aqui como foi o evento de lançamento do novo Infoagro.