Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Versão Digital da CNH...

Versão Digital da CNH estará disponível antes da impressa no portal Detran Digital

Desde a última terça-feira, 19 de novembro, o motorista que solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá duas opções de emissão do documento, CNH Impressa ou CNH Impressa + CNH Digital. Além da nova funcionalidade disponível no portal Detran Digital, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), a versão digital da CNH estará disponível antes da física.
Santa Catarina, junto a Pernambuco, Espírito Santo e Ceará, faz parte dos quatro Estados que oferecem mais essa comodidade aos condutores de veículos e avançam mais um passo rumo à transformação digital. Vale ressaltar que a CNH impressa não perde a validade e é necessária em casos de impossibilidade do uso da CNH Digital.

Aqueles que optarem pela opção de emissão da CNH impressa + CNH Digital deverão estar com os dados de cadastros atualizados no sistema do Detran Digital. Através do e-mail o condutor receberá o número de registro da habilitação e o código de segurança que serão atualizados para validação da CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal.
“Nosso objetivo é modernizar os serviços do Detran/SC. Com a parceria do Governo Federal conseguimos disponibilizar cada vez mais melhorias ao cidadão catarinense. Aproveitem esses recursos tecnológicos”, ressaltou a diretora do Detran/SC, Sandra Mara Pereira.

O coordenador geral do Denatran, Eduardo Sanches frisou a importância de somar esforços com Estados como Santa Catarina, para efetivar cada vez mais a transformação digital no país, reduzir custos, desburocratizar e entregar serviços de qualidade. E revelou que esse foi o primeiro passo para o fim da obrigatoriedade da CNH física, cujo projeto está em fase de elaboração para ser implantado em 2020 através de uma resolução do Contran.

DADOS DO DETRAN SOBRE A CNH DIGITAL
A versão digital da CNH está disponível em SC desde fevereiro de 2018. A CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.
Em Santa Catarina, foram emitidas até hoje 2.212.203 CNHs com QR Code, sendo que apenas 247.053 estão na versão digital.

CDT
A nova versão da CDT, lançada nesta segunda-feira, 18, pelo Ministério da Infraestrutura, possibilitará a adesão de um maior número de pessoas à CNH Digital. Hoje, existem três milhões de CNH-e válidas em todo o Brasil, e outras 40 milhões com potencial para a versão eletrônica, ou seja, que possuem o documento impresso com o QR Code.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo