Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Sistema desenvolvido pelo CIASC...

Sistema desenvolvido pelo CIASC realiza a validação da quilometragem de veículos

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) desenvolveu para o Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN/SC) uma nova funcionalidade de validação e maior segurança para vistorias de automóveis. Este novo módulo, que passa a integrar o sistema Portal ECV, faz a validação da quilometragem nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) em todo o Estado.

A tecnologia desenvolvida pelo setor de Soluções de Governo do CIASC já obteve resultados. Desde o início da implantação (10/05) foram efetuados 315 bloqueios de vistorias com diferenças de quilometragem. Caso a quilometragem informada seja menor que o constatada na última vistoria, o sistema emite um alerta e bloqueia a vistoria, impedindo que o laudo seja cadastrado. A informação é enviada automaticamente ao Detran/SC, que insere uma restrição administrativa no prontuário/dossiê do veículo.

O Portal ECV é o sistema oficial de vistoria veicular do Estado de Santa Catarina. É composto por um sistema web e um aplicativo para smartphones. Através deles, as ECVs realizam o processo de cerca de 100.000 vistorias veiculares, em média, todos meses, no Estado de Santa Catarina.

A solução permite que o vistoriador, através do aplicativo móvel, tire fotos do veículo e registre diretamente na base de dados do sistema. Com este processo/procedimento, a imagem gerada no momento da coleta do dado, possui o registro de vários dados, entre estes, a posição geográfica do local de tomada da fotografia, evitando assim, que as fotos possam ser manipuladas ou o registro realizado fora do campo de vistoria. Além disso, caso alguma alteração seja detectada, o portal emite automaticamente um alerta que bloqueia a vistoria e envia a informação para o Detran.

Desde o mês de Abril de 2017, foram realizadas mais de 2.500.000 vistorias pelas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs). Para a população em geral, o sistema desenvolvido pelo CIASC permite a maior veracidade nos resultados dos laudos emitidos, logo também garante mais segurança no trânsito catarinense.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo