5. SED e CIASC realizam...

SED e CIASC realizam matrícula on-line do ensino público profissionalizante pela primeira vez

Teve início na última quarta-feira, 14, o primeiro período de matrículas pela internet para as 2,4 mil vagas para cursos profissionalizantes da rede estadual. Essa é a primeira vez que os candidatos a esses cursos podem fazer a inscrição on-line, resultado de uma ação integrada entre Secretaria de Estado da Educação (SED) e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC).

Para fazer a matrícula, o candidato ou um de seus responsáveis deve acessar a página inicial do Matrícula On-line, clicar em “Faça sua matrícula”, na parte inferior direita da tela, e fazer o login no sistema. As inscrições para o novo semestre dos cursos profissionalizantes vão até a quinta-feira, 22.

O Matrícula On-Line, desenvolvido pelo CIASC e administrado pela SED, está integrado aos esforços do governo estadual de promover a transformação digital em Santa Catarina. As duas instituições trabalham para ampliar a utilização do modelo virtual de matrícula com a ferramenta, que já foi utilizada anteriormente para as matrículas do Ensino Fundamental e Médio.

Outro recurso adotado para simplificar o acesso do cidadão ao serviço foi a integração com o gov.br, a ferramenta de autenticação do Governo Federal. Isso significa que não é necessário criar uma nova conta com login e senha para realizar a matrícula, pois o usuário utiliza a conta do gov.br, que está vinculada ao CPF de todos os brasileiros.

A migração do processo de matrículas para o modelo virtual tem como objetivo simplificar a experiência do cidadão, com avanços no uso da tecnologia que incluem a ampliação das integrações que têm sido realizadas nos serviços públicos catarinenses.

Aulas terão início em 2 de agosto

As vagas são para os municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Guaramirim, Joinville, Lages, Mafra, Timbó e Tubarão, distribuídas entre cursos profissionalizantes de 26 áreas diferentes: Administração, Análises Clínicas, Análises Químicas, Contabilidade, Cozinha, Dança, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estética, Fabricação Mecânica, Informática, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Massoterapia, Mecânica, Qualidade, Química, Recursos Humanos, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Vestuário.

Com o término do período de inscrições, a lista preliminar de estudantes que manifestaram interesse será publicada no dia 23 de julho, no mesmo site onde foram realizadas as matrículas. Após dois dias para apresentação de recurso, o sorteio e a relação dos classificados estarão disponíveis no dia 26 de julho.

Os alunos não classificados em um primeiro momento poderão concorrer às vagas remanescentes, de acordo com informações detalhadas no edital. Para de fato serem abertas, as turmas precisam atingir o número de 25 estudantes matriculados. Neste caso, as aulas têm início no dia 2 de agosto.