5. SC lança plataforma pioneira...

SC lança plataforma pioneira de Big Data para o Agro

Lançamento do Observatório Agro Catarinense. Foto: Denise Ferreira/CIASC

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) desenvolveu, em parceria com Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), uma plataforma pioneira de Big Data voltada para o agronegócio. O Observatório Agro Catarinense, lançado pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) e Epagri, na sexta-feira, dia 9, reúne em um só lugar informações e dados para auxiliar o planejamento, desenvolvimento e análise dos resultados das políticas públicas do setor.

O Observatório Agro é uma ferramenta inovadora onde produtores, iniciativa privada e poder público terão uma visão ampla da agropecuária e das transformações do espaço rural. A plataforma está alicerçada em quatro elementos fundamentais: espaço físico estruturado, adoção de tecnologias de ponta, disponibilidade de recursos humanos multidisciplinares de alta qualificação e incorporação da cultura Data Driven na tomada de decisões relacionadas aos agronegócios e ao desenvolvimento rural catarinense.

“A Epagri transforma os desafios que se apresentam em ações competitivas e sustentáveis. Sabemos que não basta ter e disponibilizar informação. O conhecimento precisa gerar transformação”, afirmou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

A plataforma apresenta valores diários e séries históricas, comportamento das Safras a partir de dados provenientes da Epagri e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Com um formato responsivo, pode ser acessada tanto por computador, celular e tablet. As informações são organizadas em painéis temáticos, que apresentam os dados em cards, gráficos interativos, tabelas. O Observatório traz também as principais notícias do setor, além de boletins e publicações técnicas.

O Observatório Agro é mais um exemplo de atuação do CIASC na prestação de serviços de consultoria e fornecimento de um ecossistema de soluções de Big Data para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisões. Outra solução desenvolvida neste contexto foi o projeto Dados contra a covid-19, realizado durante a pandemia em parceria com o Governo do Estado e reconhecido pela Associação Catarinense de Medicina com o troféu “A Força Catarinense na Pandemia”.

Profissionais do CIASC participam do lançamento do Observatório Agro Catarinense. Fotos: Aires Mariga/Epagri.
Profissionais do CIASC participam do lançamento do Observatório Agro Catarinense. Foto: Aires Mariga/Epagri.