5. Recém criada, Sala de...

Recém criada, Sala de Situação da Saúde de SC usa painéis do CIASC

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou ontem, 08/09, a Sala de Situação através da qual os gestores do Governo de Santa Catarina podem monitorar e gerenciar a situação de saúde do estado. Naturalmente o foco nesse momento são as informações sobre a COVID-19, e vários dos painéis de dados usados na Sala para acompanhar a situação da pandemia em SC são de criação do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Entre eles estão o painel de casos de COVID no estado, o de monitoramento regional, e o de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Desenvolvida através da Diretoria de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica (DITIG) da secretaria, a Sala era uma demanda que existia desde 2019, antes da pandemia, e deve continuar sendo útil à administração pública depois que a pandemia tiver passado. Sobre a importância de dados, como os apresentados pelos painéis do CIASC, a Diretora de Tecnologia da Informação (TI) da SES, Bianca Vieira, explicou que a saúde gera um grande volume de dados, desde o monitoramento epidemiológico e sanitário até todo o acompanhamento dos pacientes em atenção primária e hospitalar. “Poucas modelagens estatísticas eram aplicadas às situações para se verificar como gerar mais economia, melhorar o fluxo de trabalho e gerar mais resultados. Nós mostramos o quanto avançamos e ainda podemos avançar nesses processos. Agora, através de uma plataforma integrada, os gestores e a própria população conseguem visualizar essas informações“.

Sobre o uso das ferramentas de gestão de dados, o gerente de inteligência de dados e serviços corporativos do CIASC, Raphael Tucunduva, comentou que “A atividade estatal coloca à disposição do gestor público uma quantidade de dados que pode fazer grande diferença na tomada de decisões. É um objetivo estratégico do CIASC oferecer ao Governo do Estado soluções que facilitem o uso desses dados, e o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria da Saúde foi um exemplo importante da consolidação dessa capacidade na empresa. Além do suporte de inteligência de dados que permitiu a criação dos painéis, a SES já ofereceu à população mais de 500 relatórios diários do status da pandemia, que foram viabilizados pelo esforço de análise e consolidação de informações realizados diariamente pela equipe do CIASC”.