5. Projeto do aplicativo PMSC...

Projeto do aplicativo PMSC Cidadão é apresentado ao governador Raimundo Colombo

O projeto do aplicativo gratuito PMSC Cidadão foi apresentado ao governador Raimundo Colombo na manhã desta, terça-feira, 14, em Florianópolis, pelo presidente do CIASC, Dr. Ivan César Ranzolin e pelo  tenente-coronel da Polícia Militar Jorge Eduardo Tasca. A ferramenta tem o objetivo de permitir que o cidadão acione o 190 da Polícia Militar sem fazer ligação, garantindo agilidade nos serviços de segurança e ajuda em situação de risco. O investimento total de implantação está orçado em aproximadamente R$ 1 milhão. O aplicativo deverá entrar em execução nos primeiros meses de 2018

“A ferramenta representa a melhoria no sistema operacional, assim conseguimos ser ainda mais eficientes e proteger melhor as pessoas. É preciso continuar investindo em tecnologia e equipamentos para modernizar toda nossa estrutura de atendimento às demandas na área da Segurança Pública”, disse o governador.

O aplicativo está sendo desenvolvido para os dois principais sistemas operacionais, Android e iOS, para celulares e tabletes. Responsável pela coordenação do projeto, o Tenente-Coronel Jorge Eduardo Tasca explicou que bastará poucos toques na tela do celular para que pessoa entre em contato com a PM. O cidadão só precisará responder perguntas com respostas “sim” e “não”. Além disso, poderá enviar fotos, vídeos e áudios. A localização será transmitida por meio de GPS.

A ferramenta também vai atender vítimas de violência doméstica e familiar e o Programa Rede de Vizinhos PMSC. Parte do aplicativo foi originado na segunda Edição do Hackathon #DesenvolveSC, onde duas equipes premiadas desenvolveram um protótipo de uma plataforma de gerenciamento da rede de vizinhos e a outra equipe desenvolveu um protótipo de um aplicativo de proteção as mulheres, com o acionamento do botão de pânico.

Rede fibra óptica e matrícula online

Outro assunto discutido no encontro foi a implantação da rede de fibra óptica em Lages. Com investimentos de R$ 2,6 milhões, o CIASC distribuirá nos próximos meses, uma rede de mais de cem quilômetros de fibra óptica, onde serão atendidos 105 pontos como escolas municipais e estaduais e postos de saúde”. A assinatura do contrato entre CIASC e Prefeitura de Lages será no dia 22 de novembro, aniversário do município. O presidente Dr. Ivan Ranzolin informou que as obras serão iniciadas imediatamente com previsão de conclusão em 4 meses. A Rede Infovia SC, como é chamado o projeto, já existe em cidades como Blumenau, Florianópolis e Joinville.  O CIASC ainda fornecerá infraestrutura interna às escolas do município.

Ranzolin destacou ainda que será implantado no dia 27 de novembro, em Florianópolis,na sede da Secretaria da Educação. O projeto-piloto do sistema online de matrícula nas escolas estaduais para o ano letivo de 2018. A primeira cidade a ser contemplada será Florianópolis, com oito mil matriculas, mas o projeto está pronto e deve atender todas as escolas do estado, de acordo com o cronograma da Secretaria de Educação. Os pais poderão fazer a matrícula pela internet e, depois, entregar os documentos na escola.

Em seguida foi apresentado ao Governador,o projeto de integração dos boletins de ocorrência entre a Policia Militar e a Policia Civil, que está em fase de conclusão.

O Governador elogiou o trabalho do CIASC, fazendo referência ao bom desempenho técnico apresentado no portal das ECV´s, cumprimentando o gerente de Produtos e Serviços, Guilherme Pinter. E solicitou ao presidente Dr. Ivan Ranzolin que estendesse o reconhecimento a todos os empregados do CIASC.

Da parte do Ciasc, participaram da reunião os vice-presidentes de Tecnologia, Ramicés dos Santos Silva, e Comercial, Lindolfo Pyskliwitz, e o gerente de Produtos e Serviços, Guilherme Pinter.