5. PRESIDENTE DO CIASC, DR....

PRESIDENTE DO CIASC, DR. ROBERTO AMARAL, DESTACA AÇÕES DA INSTITUIÇÃO EM REUNIÃO DA DIRETORIA DA ACIL

A última reunião da Diretoria da ACIL (Associação Empresarial de Lages), em 02/03, contou com a presença do Presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Dr. Roberto Amaral. Na ocasião, ele falou sobre as atuações da Instituição, que passou a comandar desde o início de fevereiro, e os projetos em andamento.

O CIASC é a empresa responsável por controlar toda a área de tecnologia do Estado e conta, atualmente, com 400 funcionários. Atua em três verticais: na parte de rede – hoje são 600 km de fibra óptica em todo o Estado; na parte de desenvolvimento de software e no comando dos datacenters, onde exerce controle sobre as folhas de pagamento, multas, carteira de habilitação, entre outros.

Entre as ações destacadas por Dr. Roberto Amaral está a instalação das infovias. Elas consistem em uma rede, ora subterrâneo ora via aérea, que permite o acesso à internet em escolas públicas, secretarias e demais instituições públicas estaduais.  Na cidade de Joinville, por exemplo, já estão sendo instalados 200 km de fibra óptica dentro da cidade. O investimento é na casa de quatro milhões de reais e é uma parceria entre prefeitura e Governo do Estado.

“Em Blumenau já temos o recurso para fazer uma rede igual e estamos trabalhando para fazer o mesmo aqui em Lages”, destacou o presidente. Estudos ainda estão sendo realizados para verificar o tamanho da rede que precisa ser instalada na cidade de Lages.