Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Presidente da Federação Catarinense...

Presidente da Federação Catarinense de Municípios participa de agendas no CIASC

Na semana passada, o presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, visitou o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). Na ocasião, Koch conheceu a infraestrutura da empresa e participou de um encontro para conversar sobre as soluções da estatal para municípios, entre elas, o CIASC Eternal, o serviço de guarda segura a longo prazo e preservação digital de dados oferecido pela empresa pública em parceria com a empresa Piql.

O convidado foi recebido pelo presidente do CIASC, Sérgio André Maliceski e pelo Vice-Presidente de Tecnologia do CIASC, Luis Haroldo de Mattos. Em seguida, o gerente de Data Center, Vânio Rodrigues,  conduziu o presidente da FECAM por um tour pelo Data Center, para conhecer os espaços onde ficam os servidores, que incluem tanto os dedicados a máquinas virtuais que são hospedadas pelo CIASC, mas administrados pelo próprio cliente (chamada sala de Colocation), como os administrados pelo próprio CIASC.

Também visitou as novas instalações, que passaram por investimentos e modernização, com destaque para os sistemas de climatização e subestação de energia completamente redundantes, que trazem ainda mais segurança aos dados que estão armazenados nos servidores.

Com relação ao CIASC Eternal, Vânio explicou como alguns órgãos e instituições do Estado vêm implementando a tecnologia e o quanto a digitalização de milhões de documentos têm trazido agilidade, segurança e proteção aos procedimentos, e contribuído com a proposta catarinense de um Governo Sem Papel. O Arquivo Público e o Instituto de Previdência (IPREV) são exemplos dessa realidade.

Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo